Home / Noticias / 10.06.2020 19:45

Comissão Especial da Advocacia Corporativa vai abordar a atuação dos departamentos jurídicos nas empresas em tempos de crise

10/06/2020 19:45

Arte: Rafael Martins - OAB/RS

Na próxima quarta-feira (17), a partir das 18h30min, a Comissão Especial da Advocacia Corporativa (CEAC) promove o debate: Como os departamentos jurídicos podem gerar valor para as empresas em tempos de crise. Entre os temas a serem tratados, destacam-se: como  o jurídico deve demonstrar que ele não é apenas um centro de custo; como organizar contingências; o jurídico deve ajudar a empresa a atingir  resultados e a preservar o patrimônio da empresa; como o jurídico pode ajudar a empresa a maximizar resultados; e como o jurídico pode ajudar a empresa nesse momento de pandemia na visão do advogado corporativo.

A presidente da CEAC, Ana Carolina Tavares Torres, ressaltou a peculiaridade do momento de pandemia e o papel dos departamentos jurídicos das empresas: “As decisões estão ocorrendo de forma ágil. Todo dia, temos novas legislações, e o envolvimento dos departamentos jurídicos nessas decisões está sendo de extrema relevância. Inicialmente, foi preciso adaptação, e agora considero que estamos numa fase de transformação, precisamos nos reinventar. Temos inovações no caminho, por exemplo, audiências virtuais na justiça do trabalho; as empresas tendo que lidar com muitas questões de funcionários em grupos de risco; enfim, por tudo isso, o debate e o papel primordial dos departamentos jurídicos na geração de valor para as empresas se faz necessário”, frisou.

O coordenador do Grupo de Trabalho de Societário e Governança Corporativa da CEAC e responsável pelo evento, Renan Bocaccio, afirmou que o Brasil tem um grande número de novas empresas, porém estudos revelam que poucas sobrevivem por mais de dois anos: “Entre os casos de encerramento prematuro das atividades empresariais, os motivos que mais chamam a atenção são: falta de governança, desentendimento entre os sócios e a ausência de planejamento, questões que o Direito Societário e a Governança Corporativa podem ajudar na empresa. Assim, devido à importância desses temas para a advocacia, queremos ouvir e compartilhar a experiência do palestrante”, explicou Bocaccio.

O integrante do GT de Societário e Governança Corporativa da CEAC, Yago Oliveira, será o mediador do debate. O palestrante é o diretor jurídico da Yara Brasil Fertilizantes, vice-presidente e membro fundador do Comitê de Departamento Jurídico da OAB/SP, Gianfranco Cinelli.

Para se inscrever, clique aqui.

10/06/2020 19:45

Advocacia é contemplada com 15 bolsas de estudo integrais em cursos de pós-graduação à distância

10.06.2020

OAB/RS cria grupo de trabalho para analisar legislação antirracista brasileira