Home / Noticias / 08.09.2021 14:04

Comissão Especial de Reforma Política é instalada na OAB/RS

08/09/2021 14:04

Com o propósito de estabelecer uma atuação técnica e baseada na ciência política, os membros da Comissão Especial de Reforma Política (CERP) realizaram sua primeira reunião na manhã da quarta-feira (08). A instalação aconteceu de forma online e já com definições em relação às primeiras atividades a serem desenvolvidas pelo grupo.

O presidente da CERP, Marcelo Schenk Duque, destacou o caráter técnico como o eixo principal que deve mover a comissão e seus trabalhos: “Nossos debates trarão sempre o olhar científico, embasado na ciência, sem partidarização ou qualquer ideologia política”, reforçou.

Duque referiu também a intenção de interiorizar as discussões: “Queremos que os debates sejam acessíveis a todos os colegas, mesmo para os que se encontram longe da Capital. A nossa troca de conhecimento não deve ficar no âmbito privado da comissão”, destacou.

O presidente da CERP citou, ainda, alguns temas que devem ser abordados: o sistema distrital; o sistema distrital misto; a inclusão de mulheres no processo eleitoral; a imunidade de parlamentares; a liberdade de expressão; entre outros.

A secretária-geral adjunta da OAB/RS, Fabiana da Cunha Barth, é a vice-presidente da CERP. “Este é um tema de grande importância para advocacia e para a sociedade brasileira. O conhecimento de todos os integrantes nos permitirá abordar assuntos ainda pouco discutidos, mas na ordem do dia do Congresso Nacional e contribuir com a diretoria em pautas e posicionamentos referentes ao tema”, frisou.

O primeiro evento já tem data marcada, será na sexta-feira (17/09), às 10h. O assunto deve ser o sistema distrital misto a partir da experiência da Alemanha. Mais informações em breve.

A CERP teve sua criação aprovada pelo Conselho Seccional no dia 30/07/2021.

Confira a composição da comissão:

Marcelo Schenck Duque

Vice-presidente

Fabiana Azevedo da Cunha Barth

Membros

Carlos Eduardo Dieder Reverbel

Graziela Harff

Henrique Beux Nassif Azem

Kalin Cogo Rodrigues

Mellany Chevtchik

Rafael Koelzer

08/09/2021 14:04