Home / Noticias / 02.09.2010 23:33

Comitê 9840 da OAB/RS participa do lançamento da campanha da Ajuris por eleições limpas

02/09/2010 23:33

Foto: Rodney Silva - OAB/RS
O ato foi realizado, na tarde desta quinta-feira (02), no auditório da Escola Superior da Magistratura.

Designado pelo presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, o vice-presidente do Comitê 9840 – Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral da OAB/RS, Antônio Augusto Mayer dos Santos, participou do lançamento da campanha “Eleições Limpas - Não vendo meu voto”. O ato foi realizado, na tarde desta quinta-feira (02), no auditório da Escola Superior da Magistratura (ESM).

Coordenada no Estado pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), a iniciativa é desenvolvida em todo o País pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Além de Mayer dos Santos, compuseram a mesa de honra o presidente da Ajuris, juiz João Ricardo dos Santos Costa; o diretor da ESM, juiz Ricardo Pippi Schmidt; e o coordenador da campanha no RS, Rodrigo Bortoli.

O objetivo é conscientizar o eleitor sobre a importância de um pleito transparente. Para isso, juízes eleitorais gaúchos vão promover audiências públicas para informar a comunidade. Já estão confirmados três eventos regionais em Augusto Pestana, Santa Maria e Gramado. Audiências com os magistrados também irão ocorrer nos municípios de Osório e Carazinho.

“É uma iniciativa que consideramos um passo para moralizar a vida pública e a nossa democracia. O apoio e a presença da OAB neste lançamento unem forças para o combate à corrupção”, destacou Santos Costa.

Segundo Mayer dos Santos, “a Ordem, como representante da sociedade civil, está atuando no sentido de receber, avaliar, buscar elementos, acompanhar e encaminhar denúncias de corrupção eleitoral aos órgãos competentes”.

Comitê 9840 da OAB/RS

A exemplo do que ocorreu no pleito de 2008, o Comitê 9840, por meio de equipes formadas por advogados, está mobilizado para receber e encaminhar às autoridades competentes eventuais denúncias de fatos irregulares que agridam as regras eleitorais. O  Comitê 9840 possui abrangência nacional e está instalado nas 27 seccionais da OAB.

São entidades apoiadoras do Comitê 9840 no RS: Associação dos Procuradores do Município de POA (APMA), Força Sindical RS, Comissão de Justiça e Paz da Regional Sul da CNBB, Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RS), Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RS), Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RS), Conselho Regional de Medicina (Cremers), Conselho Regional de Odontologia (CRO-RS), Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-2) e Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito5).

02/09/2010 23:33

Audiência pública na OAB/RS reúne sociedade gaúcha para debater saúde em Porto Alegre

02.09.2010

Painel encerra I Congresso Nacional de Combate à Corrupção