Conselheira da OAB/RS recebe Medalha do Mérito Farroupilha
18/09/2012 21:39
Lamachia prestigiou a solenidade de entrega da honraria à Maria de Fátima Záchia Paludo, que também é corregedora-geral da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul e ex-titular da instituição.
O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, juntamente com a secretária-geral da entidade, Sulamita Santos Cabral, prestigiou, na noite desta terça-feira (18), a solenidade de entrega da Medalha Mérito Farroupilha para a conselheira seccional da OAB/RS, Maria de Fátima Záchia Paludo. O evento foi realizado no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa. A indicação para a honraria foi feita pelo deputado Pedro Westphalen.
Também estavam presentes o presidente da ALRS, deputado Alexandre Postal; o deputado estadual Edson Brum; representando o governo do Estado, o corregedor-geral da PGE, Luís Carlos Kothe Hagemann; representando o TJRS, o desembargador Armínio da Rosa; o subprocurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles; o defensor público-geral do Estado, Nilton Arnecke Maria; representando a Prefeitura da Capital; o secretário do Meio Ambiente de Porto Alegre, Luiz Fernando Záchia; a subdefensora pública-geral, Luciana Pereira Kern; a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado, Patrícia Kettermann; a ex-procuradora-geral de Justiça do Estado, Simone Mariano da Rocha; representantes do TCE, Chefia da Polícia Civil e presidentes e representantes de entidades, além de magistrados, membros do MP, procuradores e familiares da homenageada.
Maria de Fátima, que assumiu o cargo de corregedora-geral da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, já ocupou a Defensoria-Geral em duas oportunidades, nos biênios 2006-2008 e 2008-2010, sendo a primeira profissional eleita diretamente pelos colegas.
O proponente da homenagem, Pedro Westphalen, destacou os avanços e as lutas empreendidas por Maria de Fátima quando esteve à frente da Defensoria Pública do Estado e que, com a outorga, homenageia também essa importante instituição.
A defensora pública ressaltou a emoção de estar sendo homenageada e recordou sua trajetória profissional e a luta para que a Defensoria Pública pudesse ser reconhecida. "Lutamos pelos nossos direitos, pela nossa dignidade e pelo nosso reconhecimento real no sistema de Justiça", afirmou. Maria de Fátima compartilhou a medalha com os colegas defensores públicos e agradeceu o apoio e a presença da família, dos colegas e dos amigos; e ao Parlamento pela honraria.
Também destacando a trajetória profissional da homenageada, o presidente da Assembleia Legislativa enfatizou a importância dos defensores públicos para a sociedade e os avanços da gestão de Maria de Fátima como defensora pública-geral do Estado.
Currículo
Natural de Porto Alegre, Maria de Fátima Záchia Paludo é licenciada em Ciências Sociais e graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do RS. É especialista em Direito do Trabalho pela Escola Osvaldo Vergara da OAB/RS.
Em 1980, iniciou suas atividades na Unidade de Assistência Judiciária da Procuradoria Geral do Estado, embrião da atual Defensoria Pública. Após rápida passagem pelo setor destinado à triagem e conciliação das partes, passou a atuar na área penal (Plantão Penal), a qual competia a impetração de habeas corpus, bem como de acompanhamento aos indiciados às Delegacias de Polícia. Posteriormente atuou nas Varas Criminais do Foro Central e na Vara de Execuções Criminais da Capital, onde, junto com outra colega, implantou o atendimento aos apenados no interior do cárcere.
Em 1994, foi classificada na 1ª Vara do Júri de Porto Alegre, onde atuou em mais de 200 plenários. Em 1999, foi designada para atuar perante o Tribunal de Justiça, onde atualmente está classificada na 3ª Defensoria Pública Criminal de 2º Grau.
Foi presidente da Associação dos Defensores Públicos, em 2005, e a primeira defensora pública-geral do Estado eleita pela classe, em 2006, e reconduzida em 2008. Como defensora pública-geral reestruturou a Defensoria Pública do Estado, implantando melhorias administrativas e aparelhando a instituição com recursos decorrentes de projetos apresentado, bem como com a liberação da totalidade da dotação orçamentária.
Também foi conselheira da OAB/RS em diversas gestões, tendo integrado a primeira Comissão de Direitos Humanos da OAB. Foi vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados em 1986 e integrante da Comissão Especial de Diversidade Sexual, onde atualmente é Conselheira. Ainda faz parte do Conselho Superior da Defensoria Pública.
18/09/2012 21:39