Home / Noticias / 12.11.2010 19:36

Conselho Pleno presta homenagem póstuma a José de Oliveira Ramos Neto

12/11/2010 19:36

http://bit.ly/Mqz4mq
Foto: Lauro Rocha - OAB/RS
image-galeria-0

Falecido em fevereiro deste ano, conselheiro deu o nome à sala da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB/RS.

O Conselho Pleno da OAB/RS homenageou, nesta sexta-feira (12), durante sessão ordinária, o ex-conselheiro seccional da entidade, presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da entidade (gestão 2007-2009), José de Oliveira Ramos Neto, falecido no dia 10 de fevereiro de 2010, em decorrência de um aneurisma cerebral.

A homenagem teve início junto à secretaria da CDAP, que agora levará o nome de Ramos Neto. Logo após, já na sala do Conselho, foi feita a apresentação de um vídeo e manifestações dos colegas de Ordem e familiares à memória do amigo ausente emocionaram a todos.

Presentes à homenagem, a viúva de Ramos Neto, a advogada e vice-presidente da subseção de Caxias do Sul, Rosane Ramos; o pai, Nelson Goulart Ramos; e o tio, Nilvon Ramos, acompanharam o ato.

A manifestação inicial foi do amigo e atual presidente da CDAP, Domingos Baldini Martin, que relembrou a mensagem que escreveu ao colega assim que soube de seu falecimento: “Ramos - até escrito ao contrário mostra para quê ele veio a esse mundo. Para Somar! Somar – segundo Aurélio, entre outras definições, significa juntar, agregar e reunir. E Somar é o que o nosso querido José Ramos mais sabia fazer”, citou Martin. (Para ler a íntegra, clique aqui).

Logo após, foi a vez do ex-presidente da entidade e atual conselheiro federal Renato da Costa Figueira, que citou o poeta francês Victor Hugo: “Há momentos em que o homem está ereto, e sua alma em posição genuflexa”, em referência à viúva e aos filhos de Ramos Neto.

Emocionada, a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Helena Camargo Dornelles, em nome dos membros da Segunda Câmara Julgadora, também prestou homenagem a Ramos Neto.

Luis Felipe Lima de Magalhães, ex-presidente da entidade e atual conselheiro federal da entidade, afirmou estar plenamente emocionado com a ausência do grande amigo. “O Zé é inesquecível!”, concluiu Magalhães.

Logo após, o presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, anunciou a exibição de um filme com imagens do amigo Ramos Neto. Depois, notadamente emocionado, Lamachia manifestou à Rosane sua imensa saudade e admiração ao amigo.

“Assim como o Zé cultivava os amigos e a família, a Ordem também fazia parte da vida dele, e acredito que onde ele está ainda faz”, afirmou Rosane Ramos. “Embora ele tenha partido fisicamente, ele ainda está presente em cada um de nós, pois ele amou intensamente a família, os amigos e a Ordem”, concluiu Rosane.

Vindos de Caxias do Sul, cidade natal de Ramos Neto, prestigiaram o evento também o presidente da subseção, Marcelo Graziotin; a secretária-geral, Sislaine Simonero; a secretária-geral adjunta, Graziela Cardoso Vanin; os conselheiros subseccionais Álvaro Kleinowski, Rudimar Luis Brogliatto, Marcos De Boni Finger, Janes Teresinha Orsi; e o delegado local da CAA/RS, Glademir José Antunes. Além deles, estiveram também o desembargador eleito pelo Quinto Constitucional, Roberto Sbravati, e os presidentes das subseções de Soledade e São Leopoldo, respectivamente, Eduardo Gralha Silva e João Cláudio da Silva.

12/11/2010 19:36



Notícia anterior

Justiça do Trabalho de Santo Ângelo atende pleito da subseção local

12.11.2010
Próxima notícia

OAB/RS inicia mobilização da sociedade contra a recriação da CPMF

12.11.2010

Principais notícias

Ver todas