Home / Noticias / 25.11.2021 15:50

Curso de Aperfeiçoamento debaterá compliance antidiscriminatório

25/11/2021 15:50

https://bit.ly/3nRiVPF

No Mês da Consciência Negra, a Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS), em parceria com a Comissão da Igualdade Racial da OAB/RS (CIR), realizará o Curso de Aperfeiçoamento: “Compliance Antidiscriminatório e Governança Política”. O início será no dia 29 de novembro e o término em 1º de dezembro. O curso será gratuito.

Ao todo, serão seis aulas, que introduzirão como as pautas antidiscriminatórias se relacionam com práticas de compliance e boa governança, e abordarão também a responsabilidade social das empresas, benefícios da sustentabilidade empresarial e outros temas.

Os encontros serão no formato on-line, das 18h às 21h, com transmissão ao vivo pelo Portal do Aluno da ESA/RS. Será fornecido certificado de 9 horas-aula. Clique aqui para se inscrever.

A presidente da CIR, Karla Meura, explica que o objetivo é apresentar boas práticas de compliance com foco no ambiente corporativo. “Tendo como base teórica a responsabilidade social das empresas, daremos um panorama sobre a adoção de boas práticas de governança corporativa, compliance antidiscriminatório e socioambiental que permitam às organizações, investidores em geral e demais participantes do mercado, converterem e gerirem seus negócios pela perspectiva transformadora da diversidade, em prol de uma gestão de risco qualificada e socialmente responsável”, conta ela, que também é coordenadora do curso.

A membro da CIR, Janaina Cordeiro, que também está na coordenação das atividades, explica que a comissão tem um papel de grande importância na organização do curso. Promover conceitos de inclusão e diversidade são cada vez mais necessários no universo corporativo. Desse modo, é fundamental que as empresas adotem processos técnicos de gestão de riscos para diagnosticar os conflitos relacionados à diversidade racial, de gênero, de orientação sexual, dentre outros”, comenta ela.

Janaina também fala sobre a escolha dos temas. “Escolhemos as temáticas e os ministrantes porque entendemos que é necessário promover uma mudança no ambiente corporativo, pela urgência na valorização e proteção dos direitos humanos e da igualdade racial nas empresas. Para tanto, os ministrantes de cada encontro, especialistas em legislações antidiscriminatórias, irão abordar os temas que tratam e identificam discriminações diretas e indiretas no cenário empresarial, no intuito de transformar a cultura institucional, através do respeito a dignidade humana no ambiente de trabalho, primando pela inclusão e pela diversidade”, pontua ela.

Karla avalia como fundamental a importância da parceria entre a CIR e ESA/RS. “Sem o apoio da Escola, não seria possível a realização de tantos eventos e tantos projetos importantes de nossa comissão. Para o próximo ano, esperamos dar continuidade e fortalecer ainda mais esse vínculo institucional”, afirma ela.

Serviço

Curso de Aperfeiçoamento: Compliance Antidiscriminatório e Governança Política
Data: de 29/11 a 01/12
Horário: das 18h às 21h
Transmissão on-line via plataforma Zoom integrada ao Portal do Aluno
Inscrições: portaldoaluno.oabrs.org.br

25/11/2021 15:50



Notícia anterior

Com o apoio da OAB/RS, 2ª Corrida pela Adoção acontece neste domingo (28)

25.11.2021
Próxima notícia

Direito das Sucessões é tema de Curso de Aperfeiçoamento promovido pela ESA/RS

25.11.2021

Principais notícias

Ver todas