Home / Noticias / 04.06.2021 19:50

Curso de INSS Digital, realizado pela ESA/RS e CESS, ensina a utilização da ferramenta para mais de 1.300 inscritos

04/06/2021 19:50

Na última semana, a Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS), em parceria com a Comissão Especial de Seguridade Social (CESS) e com a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (EJUD4), realizou o curso “INSS Digital Total”, com duração de 3 horas. O evento buscou auxiliar a categoria na aprendizagem do uso dessa ferramenta, além de tirar as dúvidas dos presentes sobre o sistema.

A diretora da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, realizou a abertura do webinar e destacou a importância do curso, que vinha sendo muito solicitado pela categoria: “Estamos aqui, hoje, em mais uma edição para tratar sobre INSS Digital, é um evento que contribui com a capacitação, a educação, o conhecimento, pois, dessa forma, podemos fazer com que os nossos colegas advogados e nossas colegas advogadas consigam trabalhar melhor, manejar melhor esse novo instrumento que veio para ajudar todos nós, operadores do direito, e a sociedade”, declarou.

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, também se fez presente na abertura do evento apontando os avanços da ESA/RS nesta última gestão. “Desde março do ano passado, a nossa Escola não abandonou o conhecimento, que neste momento se faz muito necessário. E hoje, com a virtualização da ESA/RS, nós não conseguimos ficar apenas em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, mas avançamos para o Brasil e o mundo. Nós não temos mais fronteira”, garantiu.

Breier ressaltou, ainda, o importante papel desenvolvido pela CESS em prol da categoria, principalmente em tempos de pandemia: “A CESS tem sido referência em decisões importantes e em grandes avanços, como na criação de duas emendas aprovadas para o melhoramento dos diálogos com o Congresso Nacional, na ampliação do INSS Digital através de diversos requerimentos feitos pela Ordem Gaúcha, no posto avançado da OAB Cubo, uma demanda antiga da advocacia, em importantes atuações em temas sobre perícias junto ao TRF4, em liberações de precatórios federais em 2021, então tudo isso é fruto de um excelente trabalho que deve ser reconhecido por todos nós. Com uma advocacia previdenciária forte e com representatividade institucional é que se consegue avançar em temas tão delicados”.

O presidente da CESS, Tiago Kidricki apontou que, hoje, existem quase 20 mil advogados e advogadas previdenciaristas no RS, 15 mil deles inscritos no INSS Digital. Tiago expôs a satisfação da Comissão por realizar mais um projeto em parceria com a ESA, que contou com mais de 1300 inscritos, além daqueles que acompanharam pelo canal do YouTube: “Hoje a ESA/RS é uma referência, acolhemos advogados de vários lugares do país para se qualificar nos cursos de direito previdenciário. Este evento vem para capacitar a advocacia com a ferramenta INSS digital e traz servidoras públicas do próprio INSS para ensinar todos os passos e as possibilidades do sistema”.

Maíra Mota Guiotto, vice-presidente da CESS relatou que hoje se pode chancelar que o INSS Digital é, de fato, uma realidade e que vem se aprimorando constantemente: “A cada dia, mais colegas estão aderindo ao uso da ferramenta, que se transformou, neste momento de pandemia, em uma ferramenta extremamente essencial para a advocacia previdenciária, que não foi fortemente afetada pelo fechamento das estruturas físicas do INSS, e foi através dessa ferramenta que pudemos manter o atendimento da advocacia em funcionamento”, pontuou.

A vice-presidente da CESS ainda respondeu a todas as dúvidas e questionamentos dos participantes a respeito do cadastro, que garante o acesso aos processos administrativos do INSS pela internet. Para se cadastrar no INSS Digital, clique aqui.

Daniela Leão de Oliveira, chefe de atendimento do INSS, foi responsável por apresentar o passo a passo da ferramenta do INSS, mostrando todas as possibilidades que a advocacia tem para trabalhar com o sistema. “Iniciamos a cooperação técnica em 2017, e essa parceria serve para agilizar os processos, sendo muito importante para nós esse atendimento, para a melhoria da plataforma digital e dos canais remotos, criando uma nova forma de atender a todos”, afirmou.

Lizania Mendina Rodrigues, chefe de benefícios do INSS, finalizou a noite, destacando que o principal objetivo do curso era o de mostrar como se usa o sistema de requerimento, mostrando a todos a importância do conhecimento da ferramenta para que, com acertos, o processo se torne menos moroso: “Algumas questões agilizam o processo de análise e influencia até mesmo a ordem cronológica dos documentos enviados. É importante, inclusive, a utilização da nomenclatura correta nos documentos anexados, para facilitar a análise por parte dos servidores do INSS, além de outros procedimentos mostrados aqui hoje”.

Dúvidas ou problemas de acesso ao INSS Digital, entre em contato com a CESS pelo e-mail comissoesespeciaissec4@oabrs.org.br.

Assista à íntegra do evento, clicando aqui.

04/06/2021 19:50

OAB/RS repudia ação abusiva de policiais militares a advogado na Cadeia Pública de Porto Alegre

04.06.2021

Confira as 12 comarcas que retomarão o expediente externo a partir de terça-feira (8)