Home / Noticias / 29.11.2021 10:15

CVEN promoverá evento “Brasil e Haiti: Racismo, ciência, lutas históricas e dramas atuais”

29/11/2021 10:15

https://bit.ly/3leo1nq

Com a finalidade de promover trocas de experiências entre os palestrantes e o público em geral, a Comissão Especial da Verdade sobre a Escravidão Negra (CVEN) da OAB/RS irá realizar, no próximo dia 02 de dezembro, às 19h, o evento “Brasil e Haiti: Racismo, ciência, lutas históricas e dramas atuais”. A transmissão do webinário, que conta com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Cátedra Sérgio Viera de Mello, ocorrerá pelo canal oficial da OAB/RS no YouTube.

Este evento será o segundo realizado pela CVEN para abordar a temática. Na edição anterior, ocorrida em 2019, com a parceria da Escola Superior de Advocacia (ESA/RS), o debate foi promovido na sede da ESA. Devido ao êxito do primeiro encontro, também foi realizado um seminário com o mesmo tema no Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, e, posteriormente, a escrita de um livro para publicar as falas que pautaram o primeiro evento.

De acordo com o presidente da CVEN, Jorge Terra, “o webinário oportuniza a abordagem sobre as ideias de pensadores negros, reforçando que o conhecimento e a importância do afastamento de uma epistemologia colonizadora e eurocentrista”, destaca.

Jorge ainda conclui dizendo que, na mesma linha, o webinário “permite debater acerca do movimento libertador instaurado no Haiti e as reações de outros países, o que contribui para auxiliar no entendimento das questões raciais enfrentadas no Brasil dos dias atuais”. Por fim, o presidente conclui afirmando que o encontro também possibilitará “debates científicos que envolveram o ideário eugenista e que podem auxiliar na compreensão do que ocorreu no Brasil dos anos 1930 e 1940”.

Para se inscrever no evento, o que garante um certificado de 1h30 hora-aula, clique aqui. A programação completa do webinário também pode ser visualizada por meio do mesmo link.

29/11/2021 10:15



Notícia anterior

Novo site e aplicativo da OAB/RS modernizam integração com a advocacia

10.08.2021
Próxima notícia

Fabiana Barth recebe homenagem da Comissão de Seguridade Social da OAB/RS

29.11.2021

Principais notícias

Ver todas