Home / Noticias / 29.05.2015 18:05

Diálogo sobre prerrogativas de advogados e magistrados é abordado no XXIV Encontro dos Juízes do Trabalho do RS

29/05/2015 18:05

Representando Bertoluci, que está no Colégio Nacional de Presidentes da OAB, a secretária-geral adjunta, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, prestigiou o evento, que contou com palestra do presidente da CDAP, Eduardo Zaffari.

Nessa quinta (28) e sexta-feira (29), ocorreu em Garibaldi o XXIV Encontro dos Juízes do Trabalho do Rio Grande do Sul – As Prerrogativas da Magistratura. Representando o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, que está no Colégio Nacional de Presidentes da OAB, a secretária-geral adjunta, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, prestigiou o evento.

O presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados da OAB/RS, conselheiro seccional Eduardo Zaffari, foi um dos palestrantes. Ele falou sobre o tema “O Diálogo Necessário entre as Prerrogativas da Magistratura e da Advocacia”, junto com o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juiz João Ricardo dos Santos Costa, e o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da IV Região (Amatra), Rubens Fernando Clamer dos Santos Júnior.

Para Zaffari, a participação da OAB nas palestras é muito significativa e simbólica. “A Ordem gaúcha, desde 2007, abandonou a cultura do confronto e adotou a cultura do encontro, o que significou muito para as relações institucionais entre os poderes e as entidades que integram o sistema de Justiça no Estado. Esse novo comportamento refletiu ganhos para a cidadania e para todos esses atores envolvidos”, afirmou.

Durante sua palestra, Zaffari abordou essas questões relacionadas a diálogo, a relação de independência e harmonia entre a magistratura e a advocacia e a política institucional. O dirigente ainda mencionou a CDAP e a Procuradoria Regional das Prerrogativas. “A Ordem trata as prerrogativas como prioridade e de forma profissional. Vinculadas e trabalhando em conjunto, a CDAP e a Procuradoria constituem um passo além na qualificação da atenção institucional aos temas de vocação da advocacia, como, por exemplo, o tratamento isonômico nos foros e tribunais, o respeito aos honorários advocatícios, a urbanidade nas relações com magistrados e servidores e o firme posicionamento e busca de solução para casos de violação de direitos do advogado”, ressaltou.

Também participaram do evento ainda a corregedora da OAB/RS, Maria Helena Camargo Dornelles; a presidente da subseção Garibaldi/Carlos Barbosa, Cláudia Brosina; a presidente da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (Abrat), Silvia Burmeister; o presidente da Associação Gaúcha de Advogados Trabalhistas (Agetra), Denis Rodrigues Einloft; o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas do RS (Satergs), conselheiro seccional Gustavo Juchem; a presidente do TRT4, desembargadora Cleusa Regina Halfen; entre outras autoridades.

Camila Cabrera
Jornalista – MTB 16.528

29/05/2015 18:05

Benefícios que o Escritório Digital trará para a advocacia são abordados em Colégio Nacional de Presidentes da OAB