Home / Noticias / 04.08.2015 19:34

Direito Colaborativo: palestra aborda o trabalho do advogado negociador

04/08/2015 19:34

http://bit.ly/1M9U9lJ
image-galeria-0

O evento, que ocorreu na tarde da terça-feira (04), foi o primeiro de uma série que vai pautar diversas áreas da medição durante o Mês do Advogado.

Fazendo parte da programação do Mês do Advogado, ocorreu, na tarde desta terça-feira (04), a palestra “Direto Colaborativo – O Advogado Negociador”, promovido pela Comissão de Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPR) da OAB/RS. O evento foi o primeiro de uma série que vai pautar diversas áreas da medição durante o Mês do Advogado.

Ao iniciar o evento, o presidente da CEMPR e coordenador da Casa de Mediação, Ricardo Dornelles, citou o curso “Advogando na Mediação”, que abriu os trabalhos do Mês do Advogado e celebrou a continuidade das atividades relacionadas ao tema através da palestra sobre o direito colaborativo.

“O advogado colaborativo é um novo perfil de profissional, e nós da Ordem gaúcha temos todo o interesse de desenvolver o tema, tanto pelas formações, quanto pelo debate dentro da Comissão de Mediação”, ressaltou Dornelles.

Ao ministrar sua palestra, Regina Maria Coelho Michelon, que é advogada, mestre em Administração pela UFRGS e consultora na área de negociação, mediação e facilitação de conflitos, falou sobre o estímulo ao trabalho do advogado através do modo colaborativo. Uma vez que no Brasil o foco está no trabalho contencioso.

“A prática da negociação conciliada é feita a muito tempo em nosso País, porém nossas universidades estão muito voltadas ao processo litigioso, o que acaba deixando os novos advogados pré-dispostos a agir sempre por esse meio. Por isso que esta mudança de comportamento é tão desafiadora”, disse a professora.

Regina também afirmou que é preciso, primeiramente, desenvolver a disposição, para se trabalhar como um negociador, e depois a habilidade. “Muitas vezes o conflito é apenas um curto-circuito na comunicação que podemos resolver com a simples negociação”, concluiu.

Confira a programação sobre mediação:

SEXTA-FEIRA

(7 de agosto)

9h30min às 12h

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS AMBIENTAIS: LIMITES LEGAIS E ÉTICOS

Palestrantes: Samira Iasbeck de Oliveira Soares – Mediadora de Conflitos desde 2005, consultora Jurídica em Meio Ambiente, professora de Direito Ambiental e de Mediação de Conflitos, pós-graduada em Democracia Participativa (UFMG), Mestre em Ciência Ambiental (USP), Integrante e co-fundadora do Grupo Avançado de Mediadores Institucionais – GAMEI, Coordenadora do Núcleo de Mediação da Adasa – Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF; e Alexandre Burmann – Advogado, membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS, Especialista em Direito Ambiental e Mestre em Avaliação de Impactos Ambientais, Supervisor de Meio Ambiente da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre, professor da pós-graduação em Direito Ambiental da UNISUL/SC, da Escola de Gestão Pública da FAMURS e da ESA-OAB/RS

Coordenação: Ricardo Cesar Correa Pires Dornelles – Advogado, Mediador e Presidente da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB/RS

Local: Auditório da OAB/RS - 2º andar

QUARTA-FEIRA

(12 de agosto)

19h30min

PRÁTICAS DA MEDIAÇÃO NA CASA DE MEDIAÇÃO DA OAB/RS, NO TJ/RS E EM CAXIAS DO SUL/RS

Palestrantes: Advogados, Mediadores e Supervisores – Ricardo Cesar Correa Pires Dornelles, Nilo Rodrigues de Matos Junior, Eliana Giusto, Cleusa Bristot e Miguel Chiaradia; Servidoras do TJ/RS, Mediadoras e Supervisoras – Izabel Fagundes, Manuela Mallmann, Luísa Silveira

Coordenação: Ricardo Cesar Correa Pires Dornelles – Advogado, Mediador e Presidente da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB/RS.

Local: OAB/RS – Subseção de Caxias do Sul (Rua Pinheiro Machado, 2321 - Sala 34 – Caxias do Sul/RS)

QUARTA-FEIRA

(19 de agosto)

18h às 19h

ASPECTOS POLÊMICOS DO CPC NA MEDIAÇÃO

Palestrantes: Leonardo Garcia – Advogado e Mediador, membro da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB/RS, Especialista em Processo Civil (Unisul/SC); Juliano Lopes – Advogado, consultor jurídico nas áreas cível e comercial, membro da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB/RS, pós-graduado em Política Internacional (PUCRS), bolsista da Fundación Botín no Watson Institute of International Studies da Brown University (EUA); Josiane Rigon – Advogada da Casa de Mediação da OAB/RS, mediadora, membro da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB/RS, Mestre em Direitos Sociais e Políticas Públicas (UNISC) e Especialista em Direito Público (UFRGS); e Pedro Augusto Rufino Rodrigues – Advogado, mediador de Conflitos, membro da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB/RS, pós-graduado em Processo Civil pela Academia Brasileira de Direito Processual Civil – ABDPC, pós-graduando em Direito de Família, Sucessões e Mediação (Fadergs).

Coordenação: Ricardo Cesar Correa Pires Dornelles – Advogado, Mediador e Presidente da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB/RS

Local: Auditório da ESA - 8º andar

QUARTA-FEIRA

(26 de agosto)

9h às 11h

CAFÉ CONIMA - CONTRIBUIÇÃO DO ADVOGADO NA MEDIAÇÃO

Palestrantes: Ricardo Cesar Correa Pires Dornelles – Advogado, Coordenador e Supervisor da Prática na Casa de Mediação da OAB/RS, Presidente da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB/RS, Capacitador dos cursos de Mediação e Justiça Restaurativa, Conselheiro do Centro de Arbitragem e Mediação da OAB/RS e Membro da Câmara de Mediação e Arbitragem da FIERGS; Marilene Marodin – Superintendente Regional do CONIMA/RS, Mediadora de Conflitos, Diretora da Clínica de Psicoterapia e Instituto de Mediação (CLIP).

Coordenação: Ricardo Cesar Correa Pires Dornelles – Advogado, Presidente da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB/RS.

Local: Casa de Mediação da OAB/RS (Rua dos Andradas, nº 1261 – 9º andar – Centro Histórico – Porto Alegre/RS)

Lucas Pfeuffer
Estagiário de Jornalismo

04/08/2015 19:34



Notícia anterior

Ouvidoria da OAB/RS recebe integrantes da Ouvidoria da Defensoria Pública do RS

04.08.2015
Próxima notícia

Mês do Advogado: 13 de agosto - Demissão em Massa é tema de debate

04.08.2015

Principais notícias

Ver todas