Home / Noticias / 16.09.2010 11:51

Diretoria da OAB/RS integra dois eventos em Brasília sobre os desafios da advocacia na era digital

16/09/2010 11:51

Reunião da Comissão Nacional de Informática e Estatística da CFOAB e seminário Advocacia e Processo Eletrônico foram prestigiados pela Ordem gaúcha, com o objetivo de debater e buscar soluções para o exercício profissional diante dos desafios do processo eletrônico e da certificação digital.

O diretor-tesoureiro da Ordem gaúcha, Luiz Henrique Cabanellos Schuh, participou, nesta semana, de dois eventos em Brasília sobre os desafios da advocacia na era digital: reunião da Comissão Nacional de Informática e Estatística do CFOAB e seminário Advocacia e Processo Eletrônico.

Na terça-feira (14) – a partir das 14h, na sede da OAB Federal – Cabanellos Schuh debateu, juntamente com o presidente da Comissão, José Guilherme Carvalho Zagallo, e demais membros, temas como: processo eletrônico, peticionamento eletrônico, atuação da OAB na discussão do modelo de processo eletrônico, processo eletrônico da OAB, o Judiciário em números e a Advocacia em números.

Já na quarta-feira (15), também na sede da OAB Federal, o diretor-tesoureiro da Ordem gaúcha participou do seminário Advocacia e Processo Eletrônico, realizado pela OAB para debater e buscar soluções para o exercício da advocacia diante dos desafios do processo eletrônico e da certificação digital.

No período da manhã, representantes do Judiciário expuseram o processo de implantação desses meios eletrônicos na Justiça. À tarde, foi tratado sobre a interação da OAB com o processo eletrônico, momento em que as seccionais compartilharam as experiências de cada Estado, promovendo, assim, um amplo debate sobre as dificuldades e formas de ultrapassar os obstáculos impostos pelo processo eletrônico.

Participam do seminário o presidente, o vice-presidente, o secretário-geral e o diretor-tesoureiro do CFOAB, Ophir Cavalcante, Alberto de Paula, Marcus Vinícius Furtado Coelho e Miguel Cançado; o presidente e o vice-presidente da Comissão Especial de Informática e Estatística da OAB, conselheiro José Guilherme Zagallo e Rafael Horne; diretores de seccionais; conselheiros federais; membros de Comissões de Informática dos Estados e de Comissões de Tecnologia; e advogados que têm interesse no assunto.

Confira abaixo a programação:

9:00 – Abertura

9:30 - 10:00 - A Experiência do Peticionamento Eletrônico (E-DOC) na Justiça do

10:00 - 10:30 - A experiência do processo eletrônico na Justiça Federal

11:00 - 12:00 - A Construção de modelo único de processo eletrônico

12:00 – 14:00 – Intervalo Almoço

14:00 - 14:30 – A Atuação da OAB na discussão do modelo de processo eletrônico

14:30- 16:00 - Apresentação pelos representantes das seccionais da OAB sobre as
dificuldades encontradas com as iniciativas locais de processo e peticionamento
eletrônico e certificação digital

16:00 - 17:00 - Discussão de proposições a serem submetidas às instâncias da OAB
sobre processo judicial eletrônico e certificação digital