Dirigentes da OAB/RS recebem presidente da subseção de Erechim para falar sobre presídio do município
28/02/2019 18:31
O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, recebeu o presidente da subseção de Erechim, Leandro Pogorzelski, na tarde da quinta-feira (28), para falar sobre a precária situação do presídio do munícipio.
Recentemente, ocorreu o desabamento de um muro do presídio, e ele foi parcialmente interditado, o que baixou sua capacidade de lotação para em torno de 195 presos, mesmo possuindo 476 apenados. Além disso, no último dia 17, 13 detentos conseguiram escapar após escavar um túnel.
De acordo com Breier, os fatos são alarmantes, e a OAB/RS deve conversar com o Governo de Estado para tratar da viabilização da construção. “A Ordem gaúcha trabalha fortemente em prol do tema da segurança pública. Esse é um tema complexo e precisa ser tratado com interesse político. Vamos levar os subsídios técnicos que possuímos ao governo e, na medida do possível, atuar institucionalmente em prol desta urgente causa”, reforçou.
“É uma situação crítica, o local está em ruínas, superlotado e com alas interditadas, trazendo riscos e insegurança para a população da cidade e para os agentes penitenciários”, alertou Pogorzelski. “A cidade já tem um projeto e um terreno para a construção de um novo espaço há bastante tempo, falta apenas falta a liberação do governo”, completou.
Em um segundo momento, Pogorzelski, também se reuniu com o vice-presidente da OAB/RS, Jorge Fara, e com o coordenador adjunto da Comissão dos Direitos Humanos, Roque Reckziegel. A pauta também foi a situação do presídio e a ação da instituição nesse tema.
Texto: Lucas Pfeuffer
Fotos: Sergio Trentini
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287.1867/1821
28/02/2019 18:31