Home / Noticias / 08.10.2010 03:30

Dirigentes da Ordem gaúcha prestigiam posse das comissões da OAB Venâncio Aires

08/10/2010 03:30

Foto: Rodney Silva - OAB/RS
Os presidentes da seccional e da subseção empossaram, nesta quinta-feira (07), os membros das Comissões da Mulher Advogada; do Jovem Advogado; de Direitos Humanos; e de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados.

O presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, visitou, nesta quinta-feira (07), a subseção de Venâncio Aires, onde foi recebido pelo presidente da OAB local, José Felipe Silva Spies. Pela OAB/RS, também estavam presentes o coordenador-geral da Comissão de Direitos Humanos (CDH), conselheiro seccional Ricardo Breier; a presidente da Comissão da Mulher Advogada (CEMA) e coordenadora do projeto OAB Vai à Escola, conselheira seccional Carmelina Mazzardo; o presidente da Comissão do Jovem Advogado (CEJA), Pedro Alfonsin; e o membro do Tribunal de Ética e Disciplina Luis Gustavo Andrade Madeira.

Em solenidade no Salão do Tribunal do Júri do Foro da Comarca, os dirigentes empossaram os membros locais das Comissões da Mulher Advogada (Mara Alice Weschenfelder); do Jovem Advogado (Israel Cristiano Pacheco); de Direitos Humanos (Eduardo Anicet Ruthschilling); e de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados (Armin Siebeneichler Júnior).

Em sua fala, Spies ressaltou a honra dos advogados de Venâncio Aires em receber o presidente Lamachia e a importância da cerimônia para a subseção. “Assumimos um compromisso de criar comissões para trabalhar em defesa da classe e da sociedade”, afirmou.

Lamachia falou sobre a crise ética que o Brasil está vivendo e que os advogados, como representantes da cidadania, devem dar exemplo de atuação íntegra junto à comunidade: “Por isso, quando um nosso profissional comete atos ímprobos, a Ordem pune, suspendendo e, até mesmo, excluindo advogados”. Nesse sentido, o presidente da OAB/RS criticou a punição imposta aos magistrados corruptos. “É um escárnio aos cidadãos que eles recebam como pena a aposentadoria compulsória, premiando sua conduta ilegal”, afirmou. Ele ainda destacou que é essencial essa relação estreita entre a seccional e as subseções.

Em seguida, Carmelina parabenizou a Ordem local por criar a Comissão da Mulher Advogada, que busca lutar contra o preconceito, a desigualdade e a violência contra as mulheres. Ela ainda conclamou para que seja instalado na cidade o projeto OAB Vai à Escola.

Por sua vez, Breier citou a importância da premissa dos direitos fundamentais do cidadão. Segundo ele, a entidade busca interiorizar a CDH, criando núcleos de trabalho nas subseções. “O objetivo é criar uma rede de apoio e proteção social para o resgate da dignidade em diversas situações”, frisou.

Conforme Alfonsin, a Comissão do Jovem Advogado tem um papel importante de integração dos colegas em início de carreira. “A subseção deve promover grupos de estudos, cursos em parceria com a ESA e levar conhecimentos sobre a profissão às faculdades”, disse.

Ao final da cerimônia, o membro do TED Luis Gustavo Andrade Madeira ministrou palestra sobre o tema: “Ética Profissional”. Ele salientou que a entidade está fazendo um esforço intenso com o objetivo de extirpar as práticas ilegais do seio da advocacia. “A Ordem combate a desvalorização da classe e, nesse sentido, atua contra a mercantilização da profissão”, declarou.

Na ocasião, ainda estavam presentes o ex-presidente da subseção Júlio Cesar Menezes Spies; pela OAB local, o vice-presidente, Marcos Joaquim Thiel; a secretária-geral, Mara Alice Weschenfelder; a secretária-geral adjunta, Úrsula Rüdiger Lunardi; e o tesoureiro, Mário Fernando Villanova Lopes; os juízes João Francisco Borges e Maria Beatriz Madeira; a defensora pública Lisiane Hartmann; o promotor público Júlio Cesar Melo; o coordenador de interiorização da CEJA, Matheus Torres; o coordenador do curso de Direito da Unisc, Roberto Nardi; a diretora da Unisc Venâncio Aires, Andréa Hass; e o vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Venâncio Aires, João Ferreira.

Logo após, houve jantar de confraternização, por adesão.

08/10/2010 03:30

Conselheira da OAB/RS será empossada vice-presidente da Região Sul da ABRAT

07.10.2010

A pedido da OAB/RS, TRT suspende prazos de recolhimento em função da greve dos bancários