Dirigentes da seccional estiveram na OAB de Passo Fundo
18/07/2009 17:39
No município, Claudio Lamachia entregou a Medalha Leonardo Macedônia aos ex-presidentes da subseção.
Após visitar Não-Me-Toque e Carazinho, nesta sexta-feira (17), o presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, dirigiu-se a Passo Fundo, onde foi recebido pela presidente da subseção, Cínara Tedesco, e por toda a diretoria.
Em solenidade no Clube Comercial, foi feita a entrega da Medalha Leonardo Macedônia – criada no início de 2008 para homenagear os serviços prestados pelos ex-presidentes locais – ocasião em que também se comemorou os 77 anos de fundação da subseção.
Foram homenageados: Antônio Bittencourt Azambuja (in memoriam); Herculano de Araújo Annes (in memoriam); João Junqueira Rocha (in memoriam); Rômulo Cardoso Teixeira (in memoriam); Carlos Nicolau Galves (in memoriam); Celso da Cunha Fiori (in memoriam); José Catharino Ferreira; Romeu Martineli; Paulo Giongo; José Osmar Teixeira; Mário da Costa Neves; José Mello de Freitas; Hugo Antônio de Bitencourt; Paulo Edson Nicolodi; Marco Antônio de Mattos; Euclides Serápio Ferreira; Jenoino Tonial e José Carlos Carles de Souza (atualmente, conselheiro seccional).
Em seu discurso de abertura, Cínara ressaltou: “cada um de nossos homenageados travou verdadeira batalha pela melhoria dos serviços prestados pela entidade. A luta maior também se deu – e ainda se dá – em defesa das prerrogativas legais da profissão, que são, na verdade, de nossos constituintes”.
Lamachia, em sua fala, completou: “Os ex-presidentes são os maiores responsáveis por nossa Ordem ter o reconhecimento e o respeito que tem hoje”.
O dirigente também fez uma pequena prestação de contas das lutas e conquistas recentes da seccional, salientando a sanção da lei que torna invioláveis os escritórios de advocacia e da Súmula 14 do STF, e os PLs de interesse da advocacia que tramitam no Congresso, dentre eles o das férias forenses e o que veda a compensação de honorários.
Lamachia ainda destacou um ponto fundamental da presença da entidade no interior do estado, que é a busca frequente pela qualificação das mais de 260 salas de atendimento aos
profissionais, seja nas sedes próprias ou nos Foros. Fruto deste trabalho é a conclusão de diversas obras de manutenção, modernização e construção de sedes próprias. Somente em 2009, serão 14 novas sedes inauguradas.
Também prestigiaram a solenidade a secretária-geral da OAB/RS, Sulamita Santos Cabral; o conselheiro federal Renato Figueira; os conselheiros seccionais Luiz Eduardo Amaro Pellizzer (coordenador das subseções), Itamar Basso e José Carlos Carles de Souza (um dos homenageados); o presidente da Comissão do Jovem Advogado (CEJA), Pedro Alfonsin, e o integrante Antônio Zanette; os presidentes das subseções de Getúlio Vargas (Daltro D’Agostini), Soledade (Eduardo Gralha), e Tapera (Celito Iora); o tesoureiro da subseção de Marau, Laércio Rigo (representando a subseção); e a representante da Comissão da Mulher Advogada na subseção de Não-Me-Toque, Nara Piccinini da Silva (representando a subseção).
Na ocasião, Alfonsin e Zanette reuniram-se com os membros da CEJA de Passo Fundo, presidida pelo advogado Ramiro Grando, para tratar de questões de interesse dos profissionais em início de carreira.
Pela subseção, esteve presente toda a diretoria – o vice-presidente, Cleo Mario Picon, a secretária-geral, Morgana Bordignon, o secretário-geral adjunto, Ademar Roque Castoldi, o tesoureiro, Ary Domingos Baldissera, e os conselheiros subseccionais Glauber Lemos Vieira, Gilmar Teixeira Lopes, Flavio Benvegnu Junior, Decio Danilo D`agostini e Ana Claudia Rosa Figueiredo.
18/07/2009 17:39