Home / Noticias / 09.05.2008 15:12

Em Erechim, Lamachia fala sobre a participação da OAB na sociedade

09/05/2008 15:12

Ademar Costa e Mateus Baldissera - Assessoria URI

Durante a palestra ministrada na noite de quarta-feira (7), na Universidade Regional Integrada (URI) de Erechim, durante o XV Fórum de Estudos das Ciências Jurídicas e Sociais, o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, falou sobre o papel do advogado no país.

Lamachia destacou ainda a importância da participação da OAB/RS em eventos desta natureza: “a Ordem tem de vir às faculdades, ouvir os estudantes e apresentar as suas ações”. E concluiu: “o aluno de Direito tem de ter orgulho da profissão escolhida, mesmo antes de receber a carteira de advogado”.

Dentre seus destaques, Lamachia lembrou o histórico de lutas da instituição pela democratização do país e pela defesa da Justiça e da cidadania. Ele ressaltou que, por legislação específica, a Ordem participa de inúmeros colegiados, conselhos, comitês, comissões e organismos diretamente ligados à vida da sociedade e dos poderes de Estado, nos níveis federal, estadual e municipal. “A participação da entidade dos advogados dá-se também no sentido de garantir lisura e transparência aos atos que eventualmente estejam em discussão nos diferentes organismos, além de apresentar propostas que são do interesse público”, afirmou.

Também foram lembradas algumas das medidas tomadas pela Ordem gaúcha, dentre as quais a mobilização da sociedade contra a impunidade e a corrupção (Agora Chega), sua presença marcante em defesa dos passageiros, parentes e vítimas do trágico acidente da TAM em 2007 e na recente conquista de liminar que obriga as companhias aéreas a fornecerem certidões atestando o atraso e o cancelamento de vôos aos advogados e membros de entidades de classe que aderiram à ação.

Logo após o evento, Lamachia participou de um jantar de recepção oferecido pela subseção local, onde estiveram presentes a presidente, Viviane Maria Giacomini, a secretária-geral Giana Oldra, o secretário-geral adjunto, Juliano Tacca, o tesoureiro, Airton Jose Folador, o secretário-geral de Getúlio Vargas, Eron Paulo Borges, o conselheiro seccional Alexandre Lyrio, os conselheiros da subseção de Erechim Alessandro Bonatto e Leandro Pogorzelski, a coordenadora do curso de Direito da URI, Giana Sartori, e professora da URI Simone Gasperim de Albuquerque. Na ocasião, foram tratados ainda de assuntos relacionados a administração da OAB/RS.

09/05/2008 15:12

Diretor do Foro Central faz visita à sede da OAB/RS