Home / Noticias / 18.03.2022 18:05

Em posse da subseção de Farroupilha, presidente da OAB/RS destaca conquistas da advocacia gaúcha

18/03/2022 18:05

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, participou na noite da quinta-feira (17) da solenidade de posse da subseção de Farroupilha, na Serra gaúcha. Na ocasião, o advogado Tiago Baseggio Troes foi conduzido para a presidência no triênio 2022-2024. Além dele, foram empossados: a vice-presidente, Silvia Maria Mandelli Trevisan; a secretária-geral, Roberta Bortolossi Maffei; a secretária-geral adjunta, Karla Regina Pereira Dal Prá; e o tesoureiro, Isaias Roberto Girardi.

Confira mais fotos no Flickr da OAB/RS.

Iniciando seu discurso, Lamachia agradeceu aos ex-presidentes da entidade pelos serviços prestados à subseção, em especial ao advogado Maurício Bianchi. “Obrigado pela dedicação em prol da advocacia da região, sempre defendendo as prerrogativas da classe”, disse. Após a saudação, o presidente da Ordem gaúcha destacou a importante vitória obtida no Superior Tribunal de Justiça (STJ) na última quarta-feira (16), por sete votos a cinco, garantindo os honorários de sucumbência na forma do artigo 85. “Nós extirpamos do ordenamento jurídico o parágrafo quarto do artigo 20”, pontou.

Ainda sobre o assunto, Lamachia disse que a conquista tem a digital dos advogados e advogadas do RS. “Falo isso com muita alegria, pois foi através da advocacia gaúcha que conseguimos dar essa enorme contribuição para a advocacia nacional. E, nesse sentido, estivemos representados em Brasília por Claudio Lamachia e Ricardo Breier, observando de perto a decisão da Corte pela única interpretação possível para o tema”, afirmou, elencando também outras grandes conquistas advindas da advocacia do RS.

Por fim, o presidente da Ordem gaúcha reforçou o trabalho da OAB/RS a favor de uma melhor prestação jurisdicional no estado. “Como tenho dito, acesso à Justiça não é login e senha; é Foro aberto. Não vamos aceitar qualquer imposição feita à advocacia, lutando sempre por dias melhores para os advogados e advogadas do RS”, finalizou.

Agradecimentos marcam a transmissão de cargo

Ao transmitir o cargo, o ex-presidente Maurício Bianchi agradeceu o apoio recebido durante o período em que esteve à frente da entidade. “Obrigado pelo respaldo dos colegas de diretoria, dos demais advogados e de toda a comunidade. Também quero agradecer a todas as comissões da nossa subseção pelo excelente trabalho realizado”, disse.

Já o presidente Tiago Baseggio Troes, em sua primeira manifestação oficial após tomar posse, agradeceu pelo trabalho dos colegas que passaram pela subseção e disse estar ciente da responsabilidade de conduzir a OAB de Farroupilha. “Estamos assumindo um grande compromisso. Sou conhecedor do trabalho desenvolvido pelos nossos ex-presidentes, pessoas que foram muito importantes para o desenvolvimento do nosso município. Trabalharemos com muita honra para manter a instituição com o mesmo respeito que ela possui atualmente”, disse, lembrando que a defesa das prerrogativas será uma das prioridades da atual gestão.

Presenças

Também participaram da solenidade de posse os ex-presidentes da subseção de Farroupilha Lino Troes, Valter Bianchi, Víli Machado Barbosa, Silvio Marchetto, Sidnei Werner, Siliane Arioti e Rafael Colloda; a diretora da ESA e conselheira estadual, Grazi Vanin; a conselheira estadual Josana Rivoli; os presidentes de subseção Ana Furlan (Caxias), Anne Muller (Gramado), Aurea Born (Nova Petrópolis), Dante Dal Casteli (Lagoa Vermelha), Elenice Koff (Garibaldi), Evaldo Kievel (São Sebastião do Caí) e Rodrigo Terra (Bento Gonçalves); o prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin; a presidente da Câmara de Vereadores, Eleonara Broilo; o procurador do município, Valdecir Fontanella; a promotora de justiça Geanini Mocelin; o juiz Enzo Carlo di Gesu; e o defensor público João Teixeira Mathias; entre outras autoridades.

18/03/2022 18:05

CEDC entrega portarias a novos membros

18.03.2022

Lamachia percorrerá mais de 1500 km visitando subseções de 5 regiões