Home / Noticias / 22.03.2022 19:09

Em posse da subseção de Montenegro, Lamachia destaca a força da advocacia do RS

22/03/2022 19:09

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, participou na noite da segunda-feira (21) da solenidade de posse da subseção de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Na ocasião, o advogado João Pedro Ferreira da Silva Filho foi reconduzido à presidência para o triênio 2022-2024. Além dele, também tomaram posse o vice-presidente, Vinicius Kirsten; o secretário-geral, Adriano César Bergamo; a secretária-geral adjunta, Bianca Schaedler Kindel; e a tesoureira, Rojane Maria Eitelwein.

Veja mais fotos no Flickr da OAB/RS.

Iniciando seu discurso, Lamachia saudou a diretoria empossada – em especial, o presidente eleito. “Desejo uma gestão coroada de sucesso. E tenho absoluta certeza de que assim será, pois sei da tua competência, capacidade pessoal e experiência, além dos relevantes serviços já prestados para a subseção”, afirmou. Na sequência, o presidente da OAB/RS disse que, através das viagens que têm feito pelo interior, está orgulhoso do trabalho dos advogados e advogadas.

“Em mais de 6 mil quilômetros rodados, acompanhando posses e conversando com a advocacia do estado, tenho percebido um trabalho que muito me orgulha. E todo esse trabalho faz parte da história da OAB/RS, que em 2022 completará 90 anos de serviços prestados à advocacia”, afirmou, citando as conquistas da Ordem gaúcha ao longo do período, especialmente a partir dos últimos anos.

“Desde janeiro de 2007, a OAB/RS tem acompanhando um movimento que classifico como uma revolução da advocacia gaúcha e brasileira. Nascidas aqui no RS, essas pautas de interesse da categoria têm beneficiado a todos os advogados e advogadas do país, com conquistas como a Lei que criminaliza o desrespeito às prerrogativas e o artigo 85 do Código de Processo Civil, que fixou os honorários de sucumbência”, destacou, citando também outras conquistas.

Dando sequência ao seu discurso, o presidente da Ordem gaúcha afirmou que a prestação jurisdicional no estado, atualmente, é insuficiente. “Vivemos um momento difícil, com a advocacia passando por sua maior crise. Não por culpa dos advogados e advogadas, mas sim por uma série de motivos, como a carência de servidores e juízes nos tribunais, o ataque hacker sofrido e, também, a pandemia de Covid-19”, pontuou.

Nesse contexto, Lamachia afirmou que, para cada problema enfrentado, a OAB/RS apresentará uma solução. “Já estamos trabalhando para melhorar a prestação jurisdicional. Um exemplo disso é a conquista, por meio do trabalho da Ordem gaúcha, da retomada integral do horário de funcionamento das unidades do TRT4. Tenho a plena convicção de que vamos superar todas essas adversidades a partir do exemplo que a OAB/RS tem apresentado”, finalizou.

Em sua primeira manifestação após a posse oficial, o presidente da subseção de Montenegro destacou o trabalho de Lamachia à frente da Ordem gaúcha. “Já nos primeiros dias de gestão, em um curto espaço de tempo, o presidente da OAB/RS demonstrou aquilo que a entidade mais precisa neste momento: energia e trabalho propositivo”, pontuou João Pedro.

Presenças

Também participaram da cerimônia de posse as conselheiras estaduais e ex-presidentes de subseção Léa Potrick (São Leopoldo) e Rosemari Hofmeister (Santa Cruz); os ex-presidentes da subseção de Montenegro Cleonir Luiz dos Reis e Antônio Roberto da Silva Pinto; o presidente da subseção de São Leopoldo, Renê Engroff; a secretária-geral da subseção de São Leopoldo, Sandra Inês Schlabrendorff; a vereadora de Montenegro Ana Paula Machado; a diretora do Foro de Montenegro, Débora de Souza; e o vice-prefeito de Pareci Novo, Fábio Schneider; entre outras autoridades.

22/03/2022 19:09

60 dias de gestão: as ações da diretoria da OAB/RS em dois meses de trabalho