Home / Noticias / 16.09.2014 19:51

Em Prestação de Compromisso, OAB/RS recebe novos advogados

16/09/2014 19:51

No total, 83 novos profissionais receberam as suas carteiras em solenidades ocorridas às 14h e 16h, no Auditório Guilherme Schultz Filho.

Na tarde desta terça-feira (16), foi realizado, na sede da Ordem gaúcha, duas Prestações de Compromisso de novos advogados. Nas solenidades ocorridas, às 14h e 16h, no Auditório Guilherme Schultz Filho, 83 novos profissionais receberam as suas carteiras.

Nas cerimônias, os novos advogados se comprometeram a "exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais, e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os Direitos Humanos, a Justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas".

Clique aqui para conferir as fotos do evento.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), conselheira seccional Delma Ibias, frisou a importância de que os novos profissionais participem ativamente da Ordem gaúcha. “A Comissão atua em diversas frentes, principalmente em projetos sociais, como o OAB Vai à Escola, em que levamos às zonas de vulnerabilidade social noções básicas de direitos humanos”, afirmou.

As principais dificuldades enfrentadas pelos advogados em início de carreira foi o tema abordado pelo presidente da Comissão do Jovem Advogado (CEJA), conselheiro seccional Matheus Ayres Torres. “Temos diversas iniciativas voltadas aos profissionais recém-formados, como o Curso de Iniciação à Advocacia e o Manual do Jovem Advogado”, ressaltou.

O diretor-geral da ESA, Rafael Canterji, destacou que “a emoção de cada novo advogado é compatível com a dos familiares e amigos, que acompanharam essa caminhada”. Ele ainda informou sobre os cursos disponibilizados pela ESA, que, no ano passado, tiveram mais de 12 mil inscritos. Além disso, conclamou a todos para a VII Conferência Estadual dos Advogados, nos dias 24 a 26 de setembro.

Os benefícios oferecidos pela Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS) foram abordados pelo vice-presidente, Pedro Alfonsin. “Temos diversos serviços assistenciais, como seguro natalidade, gabinetes odontológicos, além de outra gama vasta de benefícios. A Caixa é o braço assistencial da OAB/RS”, registrou.

O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, salientou que a história do País se confunde com a própria história da Ordem gaúcha. “A entidade tem o dever de atuar em temas que sejam corporativos e também da cidadania, pois zelamos pelo Estado Democrático e Material de Direito. Vocês também fazem parte desta história e tem o papel de serem agentes transformadores sociais.”, ressaltou o dirigente.

Também estavam presentes o presidente da Comissão do Idoso, conselheiro seccional Cristiano Lisboa; o presidente da Comissão de Seguros e Previdência Complementar, Marcelo Barreto Leal; e o procurador-geral do Estado do Rio Grande do Sul, Carlos Henrique Kaipper.

João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715

16/09/2014 19:51

Piquete da OAB/RS participa do Desfile Farroupilha neste sábado (20)