Home / Noticias / 27.02.2014 16:02

Em Santo Augusto, Bertoluci reforça: “a gestão é compartilhada com as subseções”

27/02/2014 16:02

Com o objetivo de ampliar a aproximação da seccional com as subseções, o presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, percorreu Carazinho, Nonoai e Frederico Westphalen. Nesta quinta-feira (27), a última visita foi em Santo Augusto, onde foi recebido pelo presidente Adir Schreiber.

Bertoluci reiterou a importância da gestão compartilhada da OAB/RS com as subseções, direcionando suas palavras aos advogados da região e agradecendo aos que se dedicam à Ordem, de forma voluntária, e que esse trabalho passa pela união da classe. “São pautas conceituais a defesa das prerrogativas e dos honorários dignos. Em breve, a Caravana das Prerrogativas visitará Santo Augusto. Tratamos desse tema de forma profissional e com pioneirismo, tanto que a Caravana e a Procuradoria das Prerrogativas foram implantadas em outras seccionais”, afirmou.

Durante a reunião com os advogados, o presidente da OAB/RS tratou do enfrentamento do colapso do Judiciário. “Os advogados são os primeiros a serem cobrados pelos cidadãos que aguardam anos por decisões dos processos. Desde 2007, alertamos para a necessidade de revisão da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no âmbito do Judiciário, que é exclusivamente prestador de serviços. Mesmo que o Conselho Nacional de Justiça tenha apontado a qualidade do TJRS, os números demonstram 1600 cargos vagos no Estado e um crescimento processual impressionante: quase 100% no 1º Grau e mais de 100% no 2º Grau nos últimos 10 anos”, ressaltou. Hoje, a Justiça gaúcha tem 4,2 milhões de processos.

Segundo Schreiber, existe um déficit de servidores crescente, além da necessidade de implantação da 2ª Vara da Comarca. “Petições que deveriam ser anexadas de um dia para outro aos autos levam, em média, três meses. Já houve casos em que a juntada levou seis meses para acontecer”, disse.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

27/02/2014 16:02

Em Frederico Westphalen, Bertoluci destaca ações da ESA para garantir a capacitação via internet dos advogados