Em seminário no TRE-RS, Lamachia destaca campanha institucional da OAB/RS “Voto não tem preço, voto tem consequência”
Presidente da Ordem gaúcha detalhou compromisso da entidade na conscientização dos eleitores.
18/03/2025 10:40
O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, participou, na quinta-feira (13), do seminário “A abstenção nas Eleições Municipais de 2024: causas, consequências e desafios”, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). Palestrante no painel “A abstenção na visão do Ministério Público e da OAB”, Lamachia destacou a campanha institucional “Voto não tem preço, voto tem consequência”, da Ordem gaúcha, que visa conscientizar a população sobre a importância das eleições. O diretor-geral da Escola Superior da Advocacia do RS (ESA/RS), Gerson Fischmann, também acompanhou o evento.
“Queremos contribuir para que o cidadão faça uma escolha consciente, analise as candidaturas e as propostas, a vida pregressa dos candidatos, além de incentivar a participação dos eleitores na votação. A Ordem seguirá com o seu compromisso de contribuir e fiscalizar tanto nas eleições municipais quanto nas eleições gerais", destacou Lamachia.
No mesmo painel, estiveram o promotor de Justiça e coordenador do Gabinete de Assessoramento Eleitoral do Ministério Público do RS (MPRS), Rodrigo López Zilio, e o procurador regional eleitoral do RS, Claudio Dutra Fontella. O jornalista Oziris Marins, da Rede Bandeirantes, foi o moderador.
O seminário
Realizado entre os dias 12 e 14 de março pelo TRE-RS, em Porto Alegre, o seminário tem o objetivo de proporcionar um debate sobre as causas da abstenção do voto, com ênfase em fatores sociais, econômicos e institucionais que influenciam o comportamento eleitoral, especialmente no contexto das eleições municipais de 2024. Saiba mais aqui.
18/03/2025 10:40