Em Soledade, OAB/RS inaugura 34º prédio do projeto 'Nenhuma subseção sem sede'
16/12/2015 22:24
Com as presenças de Lamachia e de Breier, presidente eleito da seccional, a solenidade teve a maciça participação da comunidade e de autoridades.
Na noite desta quarta-feira (16), o vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, e a presidente da subseção de Soledade, Claridê Tafarel, inauguraram a sede da subseção de Soledade. Participaram do ato ainda o vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; o secretário-geral e presidente eleito da entidade, Ricardo Breier; e o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA) e secretário-geral eleito da OAB/RS, conselheiro seccional Rafael Canterji.
Plantas padronizadas
A estrutura da Ordem foi viabilizada por meio do projeto “Nenhuma subseção sem sede”. A iniciativa inédita consiste em plantas padronizadas e adequadas ao número de advogados de cada região, proporcionando uma identidade visual única, com economia no custo de construção em função da uniformização das obras. A sede foi erguida em terreno doado pela Prefeitura e com a aprovação da Câmara de Vereadores, o prédio está localizado na Rua José Quintana, 91, no bairro Missões, nas proximidades das principais organizações do Poder Judiciário.
Magistrados destacam papel da advocacia
Para o juiz da Vara do Trabalho de Soledade, José Renato Stangler, foi importante o papel da sociedade civil organizada para a conquista dos advogados. “Estamos aqui na ‘Rua da Justiça’ concentrados em uma única área. É algo que transcende a corporação”, disse.
O juiz da 2ª Vara da Comarca de Soledade, José Guimarães, registrou o respeito institucional da OAB perante à sociedade civil organizada. “Essa sede representa fisicamente o que é desenvolvido pelo advogado no dia a dia forense. Parabéns aos colegas por esse momento”, ressaltou.
Trabalho dos ex-presidentes
Claridê agradeceu a presença dos ex-presidentes de subseção, destacando que a sede é um símbolo do trabalho dos dirigentes que a antecederam na subseção. “É tempo de reconhecer o trabalho desenvolvido pela seccional desde 2007, sob condução do diretor-tesoureiro, Luiz Henrique Cabanellos Schuh, que inovou e avançou com conceitos de gestão, transparência e governança, isso sem reajuste de anuidades pelo terceiro ano consecutivo. A condução segura da OAB/RS com Marcelo Bertoluci; agora seguiremos avançando com Ricardo Breier”, afirmou.
O prefeito de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo, frisou a importância da união de todos os poderes para a doação do terreno para a OAB. “É uma conquista regional, sendo fundamental para concretizar ainda mais avanços para a área jurídica”, afirmou.
Representatividade da advocacia
Em sua fala, o vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, destacou a importância de concretizar o prédio nos moldes do projeto ‘Nenhuma subseção sem sede’. “Essa é a casa dos advogados, sintam-se em casa. Esse local, que vai acolher profissionais de toda a região, conta com computadores de última geração, equipamentos para o processo eletrônico e colaboradores qualificados”, ressaltou.
Como presidente eleito, o secretário-geral da OAB/RS, Ricardo Breier, destacou que a seccional, desde 2007, conseguiu vencer muitos desafios com o apoio fundamental das subseções. “Com Lamachia resgatamos a credibilidade institucional; com Bertoluci mantemos a segurança; e vamos avançar muito mais nos próximos anos. É um orgulho entregar essa 34º sede de subseção desde 2007. A OAB como é a representatividade da advocacia e da cidadania, e acima de tudo, de defesa da liberdade”, frisou.
Ao final, Lamachia salientou que a inauguração de uma sede é mais um momento de alegria, enfatizando a presença maciça da comunidade e de autoridades. “Soledade mostrou que é possível a união de esforços para a concretização de um sonho. Estamos aqui para celebrar a abertura de mais uma casa da cidadania, porque nós advogados representamos o cidadão em juízo; somos a voz dos brasileiros nos momentos mais difíceis do País. O partido da OAB é a Constituição Federal e sua ideologia é o Estado Democrático de Direito”, concluiu.
Nenhuma subseção sem sede: 33 prédios entregues
Entre 2013 e 2015, foram inauguradas as sedes de Torres, Getúlio Vargas, Santa Maria, Lagoa Vermelha e Tramandaí, além das novas instalações de Santa Rosa, Montenegro, Sapucaia do Sul, Vacaria e Dom Pedrito. Também estão previstas para serem entregues as sedes de Guaíba, Três de Maio, Erechim, Carazinho, Encruzilhada do Sul, Soledade e São Gabriel, além da modernização da estrutura de Santo Ângelo.
De 2007 a 2012, na gestão Lamachia, a OAB/RS inaugurou os prédios de Marau, Alvorada, Caçapava do Sul, Quaraí, Santo Antônio da Patrulha, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana, São Sebastião do Caí, Santo Augusto, Alegrete, Cruz Alta, Cachoeirinha, Vacaria, Igrejinha, São Borja, Taquara, Novo Hamburgo e Estrela, além das ampliações das estruturas de Santa Vitória do Palmar (1ª fase), São Leopoldo, Frederico Westphalen, Camaquã e Bom Jesus.
Presenças
Também estavam presentes o presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB/RS, conselheiro seccional Matheus Ayres Torres; a vice-presidente, eleita presidente da OAB Soledade, Carina Ruas Balestreri; os ex-presidentes da subseção de Soledade, Orlando Muller, Vilson Bicudo, Récio Cappelari e Eduardo Gralha da Silva; o presidente da subseção de Passo Fundo, Alexandre Gehlen; o secretário-geral, Bruno Zortea; a secretária-geral adjunta, Marivone Betiollo; o tesoureiro, Felipe da Silva; o vice-prefeito de Soledade, Roberto Coletti; os promotores de justiça Vercilei Serena, Bill Scherer e Tânia Bitencourt; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Soledade, Joé Elton de Moraes; o delegado de Polícia de Soledade, Marcos Veloso; e o diretor do Campus da Universidade de Passo Fundo em Soledade, Idionei Oliveira Vieira.
16/12/2015 22:24