Home / Noticias / 25.02.2014 21:28

Encontro inédito de Delegados da ESA reafirma a interiorização do aperfeiçoamento profissional

25/02/2014 21:28

Mais de 11 mil advogados capacitados ao longo de 2013 e centenas de eventos entre palestras presenciais, telepresenciais, Grupos de Estudos e Cursos de Capacitação à Advocacia. Estes foram alguns dados apresentados, ao longo desta terça-feira (25), durante o I Encontro de Delegados da ESA.

A iniciativa pioneira da seccional gaúcha reuniu representantes de mais de 70 subseções do Estado, com o intuito de fomentar a capacitação continuada dos advogados em todo o RS, a partir da definição das futuras ações da ESA para 2014.

Ao abrir o evento, o diretor-geral da ESA, conselheiro seccional Rafael Canterji, salientou o ineditismo do evento, destacando a numerosa presença de delegados da ESA e também de presidentes de todas as regiões do Estado. “O encontro evidencia um dos projetos mais importantes da OAB/RS por meio da ESA: a Interiorização e a consequente aproximação entre a seccional e as subseções”, frisou.

“Cada região do RS tem as suas peculiaridades em termos de capacitação, por isso a importância de encontros como este, para que possamos recolher estas necessidades. Também debatemos formas de benefícios e inovações em aperfeiçoamento para os advogados, tais como a ESA EaD, e o pagamento de forma parcelada, por meio de cartão de crédito”, finalizou Canterji.

No encontro, o vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, destacou que a ESA tem o papel de estar constantemente conectada com a advocacia, oferecendo cursos com temas da atualidade. “A Escola está cumprindo um papel fundamental de levar o conhecimento jurídico de forma democrática para todo o Estado”, assegurou o dirigente.

“Atualmente estão sendo realizados cursos de capacitação com ênfase no Processo Eletrônicos dos Tribunais. Esta capacitação vai ao encontro de uma das grandes lutas do Conselho Federal da OAB. Temos bradado por uma implantação menos açodada e um peticionamento concomitante em papel”, acrescentou Lamachia.

O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, avaliou o encontro como de convergência ao trazer ideias e pensamentos de todo o Estado em prol do aperfeiçoamento profissional. “A ESA vem em constante crescimento, consequentemente fortalecendo a advocacia. Podemos constatar esse processo pelo acesso cada vez maior dos cursos, por meio de tecnologias como o telepresencial e os cursos EaD”, ressaltou.

Bertoluci também colocou a ESA como difusora de grandes temas de relevância da advocacia em conjunto com as Comissões da OAB/RS. “Em parceria com a Comissão de Defesa, Assistência e das Prerrogativas (CDAP), a ESA realizou um curso de capacitação para seus membros, assim como tem concretizado diversas palestras em conjunto com a Comissão de Direito da Tecnologia da Informação”, salientou.

O diretor-tesoureiro da entidade, Luiz Henrique Cabanellos Schuh, afirmou a importância de a Ordem gaúcha possuir um braço cultural voltado para a qualificação da advocacia. “Precisamos avançar na constante aprimoramento dos serviços da ESA a partir de um conceito de gestão, na qual a seccional gaúcha seja encarada como um sistema”, finalizou o dirigente.

Também estiveram presentes o presidente da subseção de Cachoeira do Sul, Marcelo Ricardo Teixeira; o presidente da subseção de Carlos Henrique Dias Brasil; o presidente da subseção de Dom Pedrito, Luis Augusto Gonçalves; o presidente da subseção de Frederico Westphalen, Marcos Roberto Fochezzato; o presidente da subseção de Rio Grande, Everton Pereira de Mattos; o presidente da subseção de Rosário do Sul, Aristides De Pietro Neto; o presidente da subseção de Sapiranga, José Antônio Fernandes; o presidente de Viamão, Nilson Pinto da Silva; o conselheiro federal da OAB/RS, Alexandre Wunderlich; a vice-diretora da ESA, Rosângela Herzer dos Santos; o diretor de regionalização e atendimento de subseções, Cyro da Silva Schmitz ; o diretor de cursos não presenciais, Eduardo Lemos Barbosa; o diretor de comunicação e informática, Felipe Ferraro; e a diretora da revista Ad Judicia, Ana Paula Oliveira Avila.

João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715

25/02/2014 21:28

Quinto Constitucional: Ana Paula Dalbosco é nomeada desembargadora do TJRS