ESA: palestra sobre INSS Digital lota auditório da OAB/RS
12/12/2017 16:42
Foi com o auditório lotado que a ESA/RS, por meio da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/RS (CDP), promoveu a palestra INSS Digital na noite de segunda-feira (11) no auditório da seccional gaúcha. O evento, que recebeu mais de mil e trezentas inscrições, tinha como intuito apresentar a plataforma à advocacia previdenciária e explicar como manusear e operar o sistema.
Na abertura do evento, a diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer, falou da importância de realizar a capacitação ainda no calendário de cursos de 2017 da Escola: “É uma importante atualização e essa capacitação vai revolucionar a advocacia e minimizar as dificuldades que enfrentamos no dia a dia no encaminhamento dos processos administrativos junto às agencias da previdência”, salientou.
A nova ferramenta já está instalada em diversas agências do INSS, entretanto alguns serviços não são ofertados. “Estamos numa primeira fase da plataforma, ou seja, não está sendo ofertado o certificado para que os advogados possam fazer os pedidos dentro dos seus escritórios, por exemplo, mas o servidor já trabalha com essa tecnologia, e já estão sendo disponibilizados alguns extratos do INSS. No primeiro semestre do próximo ano, os advogados farão os pedidos de dentro dos escritórios e terão os certificados digitais”, ressaltou o coordenador do evento e presidente da CDP, Alexandre Triches.
Segundo o dirigente da Comissão, a advocacia será a grande protagonista do INSS Digital: “Os advogados serão os únicos que poderão postular os benefícios dentro de seus escritórios e mais do que isso, todo e qualquer pedido de benefício independente da empresa, da associação ou da entidade de classe precisará de um advogado. É importante que estejamos preparados nesta nova fase, que não será simples. Será relevante a cooperação de servidores e advogados para que o sistema de fato funcione”, argumentou Triches, que ressaltou que o convênio entre o INSS e a OAB/RS deverá ocorrer em janeiro de 2018.
O especialista em Direito do Trabalho e Seguridade Social e Direito Previdenciário, Adriano Mauss, explicou sobre o funcionamento da nova plataforma e afirmou que a qualidade e a decisão dos processos irão melhorar muito para os advogados: “Todos irão se beneficiar. Em um primeiro momento, o advogado, que aumentará a sua demanda de processos, e o servidor, que vai ter uma carga de trabalho diminuída, num segundo momento a população”, frisou.
12/12/2017 16:42