Home / Noticias / 03.09.2021 15:04

ESA/RS celebra 36 anos em evento marcado por homenagens e lançamento do livro de memórias da Escola

03/09/2021 15:04

Setembro sempre é um mês de celebração para a Escola Superior da Advocacia da OAB/RS (ESA/RS). Neste dia 03, a instituição completa 36 anos de uma atuação dedicada à formação e ao aperfeiçoamento profissional da advocacia gaúcha. Em alusão ao aniversário, foi realizada uma cerimônia virtual com a presença de dirigentes da OAB/RS, diretoria da Escola, professores e alunos de todas as partes do estado, que puderam prestigiar a programação pautada em homenagens e lançamentos que marcaram a data. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da ESA/RS no YouTube e está disponível para acesso na íntegra.

A diretora da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, proferiu agradecimentos a todos os envolvidos no trabalho realizado pela Escola e salientou as conquistas do último ano, a exemplo da concretização do projeto virtualização das atividades da ESA/RS. “Agradeço à advocacia que acredita na nossa proposta educacional na busca pelo conhecimento, atualização e aperfeiçoamento e nos honram como alunos e alunas. Junto à diretoria e conselho pedagógico, são essas pessoas que fazem acontecer o que é a nossa ESA/RS. No mês da advocacia, lançamos oficialmente a ESA/RS 100% Virtual, fruto da reinvenção necessária frente à pandemia. Mesmo com a toda a estrutura e investimentos realizados, é essencial o papel humano. Por isso, agradecemos aos mais de 250 mil alunos que estiveram conosco somente nesta gestão”, frisou Herzer.

Na oportunidade, o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, saudou a presença de todos e todas, com agradecimentos especiais à diretoria da ESA/RS pela realização de um trabalho reconhecido por buscar a proximidade com a advocacia gaúcha. “Aqui temos 36 anos de história, educação e uma mudança de cultura, em virtude da pandemia. Temos que brindar este trabalho coletivo de dedicação e perseverança, acreditando que é possível mudar com segurança e aprimorar, cada vez mais, a nossa Escola. Esse reconhecimento leva a marca da nossa atual gestão em tempos marcados por limitações e incertezas. Mas reforço que as situações trazidas pela pandemia também nos deram força para continuarmos agindo em nome da boa representação da advocacia gaúcha”, afirmou Breier.

Acesse aqui o vídeo oficial do 36º aniversário da Escola Superior da Advocacia da OAB/RS (ESA/RS).

Livro de Memórias da ESA/RS

De modo a registrar momentos importantes da história da Escola, durante a cerimônia de aniversário foi lançado o livro de memórias da ESA/RS: “36 anos de Educação e Tecnologia”. Escrita pela historiadora Carla Viviane Heck, a obra foi pensada pela diretoria da instituição e se destaca por ser um material dinâmico e interativo. “O leitor poderá, além de ver, ouvir e sentir os personagens, por meio do QR Code inserido nas páginas que possibilita o acesso ao site, assistir vídeos e visualizar as fotos”, explicou Rosângela.

O livro está dividido em duas partes. A primeira aborda as conquistas e o reconhecimento da ESA/RS na atualidade; já a segunda parte traz a retrospectiva histórica, concebida por meio de uma linha temporal inversa para instigar o imaginário do leitor. “O livro não se encerra em si mesmo. Ele é o ontem, o hoje e vislumbra o futuro. Este futuro, o leitor pode ajudar a construir. Esperamos que a história da ESA/RS inspire novas gerações de profissionais do Direito”, finalizou a diretora. A obra está disponível para acesso no site da Escola.

Entrega do Prêmio Mestre Jurídico Orlando de Assis Corrêa

O destaque na programação do evento foi a entrega do Prêmio Mestre Jurídico Orlando de Assis Corrêa aos professores e professoras da ESA/RS, de modo a destacar o trabalho realizado pelos docentes durante seus anos de atuação na Escola. O prêmio Mestre Jurídico foi instituído em 12 de setembro de 2002, com o objetivo de homenagear profissionais indicados pela escola e aprovados pelo conselho da Ordem gaúcha.

A honraria é concedida a advogados com 20 anos ou mais de carreira no exercício da advocacia, bem como a professores de Direito, seja por ter lecionado no ensino universitário ou ter proferido palestras em prol do aperfeiçoamento da advocacia. A nominação Orlando de Assis Corrêa é uma homenagem póstuma ao diretor-geral da ESA/RS na gestão de 1989 a 1990, dada a postura ética e dedicação no exercício de sua atividade profissional de advogado e professor de Direito.

Neste ano, a distinção foi concedida aos seguintes profissionais:

03/09/2021 15:04

Curso sobre Direito de Seguros na Prática: primeira aula disponível

03.09.2021

Confira a agenda de eventos da semana: conhecimento online e gratuito ao alcance de toda a advocacia

03.09.2021