ESA/RS promove o lançamento do Projeto Poemas Itinerantes
12/12/2019 19:39
Na quarta-feira (11), a Escola Superior de Advocacia da OAB/RS oficializou a retomada do projeto Poemas Itinerantes. A cerimônia marcou a fixação de poemas escritos por advogados e advogadas pelas instalações da biblioteca da ESA/RS.
A diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, falou da alegria de retomar o projeto: “Hoje é um dia gratificante, pois estamos, além de lançar o projeto Poemas Itinerantes, também recebendo os alunos do Projeto Pescar e podendo apresentar a nossa biblioteca a eles. Este é um ambiente de leitura, reflexão e que merece esse olhar de humanização. Fixando os poemas pela biblioteca é uma forma de humanizar os locais que transitamos, onde trabalhamos, trazendo essa energia de amor e inspiração para o nosso dia a dia”, ressaltou Rosângela.
A diretora de atividades culturais da ESA/RS, Cristiane da Costa Nery, destacou o objetivo do projeto de trazer ao advogado essa inspiração: “Este lançamento só foi possível pela participação de vocês autores, que acreditaram e se propuseram a expor seus poemas. Os poemas, além da biblioteca da ESA/RS, vão percorrer as salas da OAB/RS nos Fóruns de Porto Alegre, as subseções, para que a advocacia participe cada vez mais, visto que este é um projeto permanente”, afirmou Cristiane.
O coordenador da comissão de seleção das obras do projeto, Eduardo Medina Guimarães, falou aos jovens do Projeto Pescar que estavam presentes para conhecer a biblioteca: “Os livros são um caminho para libertação, vejam que maravilha é a literatura e descubram o poder dela de tocar e mudar vidas. Leiam e usufruam deste espaço”, aconselhou Guimarães.
Durante o ato, um dos autores dos poemas lançados, o vice-presidente da subseção de Gravataí, Marhsal Guilherme Brandinni, recitou um poema de sua autoria:
Amigo tempo
Que voa como um papel soprado pelo vento
Nos impondo amadurecimento
Sem que sintamos cada momento
Por isso, que passe de mansinho
Para que eu possa ver todas as flores pelo meu caminho
Sobre o Projeto Poemas Itinerantes
O projeto foi idealizado, inicialmente, no ano de 2017, com o objetivo de incentivar a produção artística, divulgando o trabalho de advogadas e advogados. Retomado este ano, obras foram encaminhadas para análise de uma comissão julgadora que selecionou 17 poemas.
Estas poesias e poemas serão expostos nas salas da OAB/RS, localizadas nos Fóruns e Tribunais em Porto Alegre, além de percorrem as subseções.
Texto e fotos: Evelyn Berndt
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287-1821/1867
12/12/2019 19:39