Evento da série sobre Práticas Colaborativas irá tratar sobre as finanças em conflitos no Direito de Família e Sucessões
10/06/2021 09:43
O terceiro encontro online da série sobre Práticas Colaborativas no Direito, promovido pela Comissão Especial de Direito de Família e Sucessões (CEDFS), terá o foco central na parte financeira dos conflitos familiares e sucessórios. No dia 16/06, a partir das 19h, profissionais do ramo financeiro e que atuam em conflitos colaborativos irão falar sobre o tema.
Para se inscrever e garantir seu certificado, clique aqui. O evento terá ainda transmissão pelo canal da OAB/RS no Youtube.
Assim como os outros métodos alternativos, a prática colaborativa tem o objetivo de chegar a um acordo entre as partes antes que a questão chegue ao judiciário. A advocacia colaborativa é caracterizada pela cooperação entre todos os envolvidos na busca por uma solução viável ao conflito. Além dos advogados, outros profissionais, como psicólogos e consultores financeiros, auxiliam as partes a chegarem no melhor acordo.
O membro da CEDFS e organizador do evento, Cassio Bernardes, destaca que o método das práticas colaborativas no Direito de Família e Sucessões traz muitas vantagens: “No caso de um divórcio, por exemplo, as finanças envolvendo patrimônio, dívidas, questões de cotas empresariais, bem como identificação de valores da contribuição financeira para manutenção dos filhos, são direcionados a um especialista na área financeira, deixando os advogados focados nas questões legais e de negociação. Estes profissionais são neutros e atuam como terceiros avaliadores, o que agrega muito valor e qualidade ao resultado deste tipo de processo”, explica.
A série de eventos sobre o tema deve continuar, com cada evento debatendo assuntos específicos envolvendo o método. “Tendo em vista que o tema é contemporâneo e de grande valia, entendemos que deve ser disseminado entre os colegas advogados, assim como entre profissionais da área da saúde mental e financeira. Dessa forma, todos ganharão, em especial a sociedade”, reforça.
Programação
A palestra “Habilidades Necessárias no Processo Colaborativo” será ministrada pela contadora e profissional de finanças colaborativa, Cristiane Dutra Figueiredo. Já a palestra “Como equacionar as necessidades dos filhos no Divórcio Colaborativo” será ministrada pelo economista, perito judicial e profissional de finanças nas Práticas Colaborativas (IBPC), Agenor Lisot. A terceira palestra da noite “Diálogos Financeiros” ficará a cargo da administradora e planejadora financeira CFP®?, Maria Izabel Montenegro.
Acesse aqui a íntegra das edições anteriores: Parte 1 e Parte 2.
10/06/2021 09:43