Home / Noticias / 02.09.2024 16:58

Eventos institucionais, integração e TED: Conselho Pleno aborda temas de interesse da advocacia

Sessão referente ao mês de agosto foi realizada na sexta-feira (30).

02/09/2024 16:58

O Conselho Pleno da OAB/RS se reuniu, na sexta-feira (30), para a sessão ordinária referente ao mês de agosto. O presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, conduziu os trabalhos ao lado dos demais membros da diretoria. Em pauta, estiveram assuntos como a realização de eventos institucionais, as ações recentes de integração e celebração da advocacia e assuntos relacionados ao Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da entidade.

“Foram discussões baseadas em assuntos importantes e que impactam no dia a dia da classe. Quero manifestar aos colegas do Conselho minha gratidão pela dedicação ao trabalho de Ordem”, afirmou Lamachia.

Protocolo para a tramitação diferenciada dos casos que envolvam violência contra a mulher

Um dos destaques da sessão foi o lançamento do protocolo especial para o atendimento de casos de violência contra a mulher, instituído recentemente pela OAB/RS em parceria com o TED, visando garantir um tratamento mais humanizado e eficaz às vítimas. Entre as medidas adotadas, estão a realização de audiências preliminares, o atendimento exclusivo por colaboradoras do TED e a consideração de aspectos de gênero e raça nos processos éticos-disciplinares. A iniciativa demonstra o compromisso da Ordem em combater a violência contra a mulher e oferecer um ambiente seguro e acolhedor para as advogadas e a sociedade em geral, a exemplo do que já ocorre com o Programa de Apoio à Mulher Advogada - PAMA.

Eventos institucionais

Os conselheiros e conselheiras também celebraram a força institucional da Ordem gaúcha, amplamente demonstrada no mês de agosto. A terceira edição da Cidade da Advocacia  consolidou-se como o maior evento da história da OAB/RS, reunindo mais de 20 mil inscritos e oferecendo uma programação diversificada e de alta qualidade. Com painéis sobre inovação, empreendedorismo e tecnologia, além de atrações culturais e espaços de network, a Cidade proporcionou aos advogados e advogadas uma experiência única. O evento também marcou a retomada do Cais Embarcadero, um espaço histórico de Porto Alegre que foi duramente atingido pelas inundações. A Ordem gaúcha ainda marcou presença pelo terceiro ano consecutivo na Expointer, maior feira agropecuária da América Latina. A Casa da OAB/RS recebeu a advocacia em diversos painéis com temas ligados ao agro durante a última semana do mês.

Integração e celebração: atividades culturais para a advocacia

Além de pautas institucionais e em defesa da advocacia gaúcha, a OAB/RS busca promover a integração e o bem-estar da classe. Pensando nisso, a Ordem está organizando a segunda edição do Show de Talentos da Advocacia. De acordo com a vice-presidente da entidade e coordenadora do evento, Neusa Bastos, o evento, que acontecerá no dia 26 de setembro, no bar Opinião, “é uma chance única para os profissionais do Direito mostrarem seus talentos artísticos”. As inscrições estão abertas até o dia 20 de setembro.

Ainda no espírito de celebração e união, a OAB/RS estará com o tradicional piquete aberto no Acampamento Farroupilha entre os dias 7 e 20 de setembro. A área destinada à advocacia estará localizada nos lotes 212 e 213 (rua Anita Garibaldi). Os inscritos na Ordem gaúcha podem reservar churrasqueiras no e-mail [email protected].

Sessão

Além dos julgamentos dos itens da pauta, foi aprovada a indicação da advogada Lucia Helena Speggiorin como membro julgador para o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da instituição.

02/09/2024 16:58

Sessões de julgamento, juízo virtual e padronização dos prazos de defesa: OAB/RS encaminha demandas da advocacia trabalhista em agendas no TRT4

16.09.2024

OAB/RS anuncia V Seminário Sul Brasileiro de Recuperação de Empresas