Home / Noticias / 24.07.2009 03:38

Grande confraternização marca visita de Lamachia à OAB de São Borja

24/07/2009 03:38

http://bit.ly/OIpNGh
image-galeria-0

No município, dirigente entregou a Medalha Leonardo Macedônia .

Após vistoriar a obra de construção da subseção de Quaraí nesta quinta-feira (23), o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, visitou São Borja, onde realizou a entrega da Medalha Leonardo Mecedônia aos ex-presidentes da subseção, juntamente com o presidente da OAB local, Nilton Gabriel Paz Koltermann.

O encontro faz parte do roteiro de interiorização, um compromisso firmado no início da gestão para aproximar a seccional dos advogados do interior.

"Após tomar posse em janeiro de 2007, no segundo dia de gestão já começamos a interiorização da seccional, visitando Uruguaiana", lembrou Lamachia. A Medalha Leonardo Macedônia foi criada em 2008 pela atual gestão da Ordem gaúcha para valorizar a atuação dos ex-dirigentes da OAB no interior do estado.

Na ocasião, foram homenageados: Ricardo Talaia O´Donnell, José Ruy Dutra, Altair Martins Trois, Danilo José Seitenfus, Carlos Octávio Athayde, Hugo Rubim Pereira, Gastão Dornelles da Fonseca, Adyr Andrade Ledesma, João Carlos da Silva, José Percival Camargo dos Santos, Modesto Roballo Guimarães, João Edemar Espíndola Barbosa, José Edmir Espíndola Barbosa, Rui Faccin e Nilton Gabriel Paz Koltermann.

Ao mencionar a aproximação com o interior, o dirigente da OAB/RS destacou a recriação da Coordenadoria das Subseções, sob o comando do conselheiro seccional Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, também presente à cerimônia.

Segundo Lamachia, a entrega da Medalha Leonardo Macedônia é uma forma de homenagear aqueles que efetivamente fizeram da Ordem uma entidade respeitável, ressaltando o importante papel dos ex-presidentes na história da OAB/RS, “que se confunde com a história do Brasil”.

No encontro, o presidente da seccional realizou uma prestação de contas das ações recentes da Ordem gaúcha, enfatizando o investimento nas obras de 14 sedes de subseções que serão entregues até o final de 2009; o reaparelhamento das 260 salas da OAB no estado; e a compra e inauguração da nova sede na Capital, através da qual “a entidade trocou aluguem por investimento”.

O dirigente da Ordem gaúcha ainda mencionou sua visita ao prédio adquirido pela subseção para a construção da sede da subseção, assumindo o compromisso de investir na sede da Ordem de São Borja.

Lamachia também realizou uma prestação de contas das lutas e conquistas recentes da advocacia, salientando a sanção da lei que torna invioláveis os escritórios e da Súmula 14 do STF, e os PLs de interesse da advocacia que tramitam no Congresso, dentre eles o das férias forenses e o que veda a compensação de honorários.

Em seu discurso, Nilton expressou a gratidão sentida pelos advogados de São Borja aos trabalhos prestados pelo presidente da OAB/RS à frente da seccional. Para o presidente  da subseção, o dirigente representa “um exemplo a ser seguido, como profissional e como pessoa”.

Ao agradecer em nome dos homenageados, Rui Faccin lembrou o advogado Ovídio Baptista da Silva (in memoriam), um dos maiores especialistas brasileiros em Direito Processual, “que soube levar ao mundo o nome de São Borja com muita honra”.

Durante a cerimônia, o advogado Gaspar Casagrande recebeu sua carteira de identidade profissional.

Além dos já mencionados, estiveram presentes, também, o conselheiro seccional Imar Santos Cabeleira e, pela subseção, a secretária geral, Jacqueline Roso, e os conselheiros subseccionais Flávia Noeli Dornelles Ribas, Gastão Dornelles da Fonseca e Rui Faccin – os dois últimos também ex-presidentes. A solenidade ocorreu no Restaurante Aquarela e precedeu um jantar de confraternização.

Visita à prefeitura e sala da OAB

Em São Borja, na tarde desta quinta-feira (23), o presidente da Ordem gaúcha, acompanhado do presidente da subseção, foi recebido pelo vice-prefeito de São Borja, Jefferson Olea Homrich. Estiveram presentes, ainda, o conselheiro seccional Imar Santos Cabeleira e a secretária geral da subseção, Jacqueline Roso.

À prefeitura, Lamachia se propôs a interceder na mediação junto ao TRF4 para que o municipio seja contemplado com a instalação de uma vara federal. Recentemente, a OAB/RS contribuiu de forma decisiva para a aprovação do PL n° 5.829/2005 na Câmara dos Deputados e no Senado, que cria novas 230 Varas Federais no RS.

Na última semana, em conjunto  com a AJUFERGS e a AJUFESC, a seccional enviou ofício ao presidente do Conselho da Justiça Federal requerendo que a instalação das novas varas federais seja realizada com base em critérios técnicos.

Após visitar a prefeitura, o dirigente da Ordem gaúcha realizou uma visita à sala da OAB no Foro. Esteve presente, também, o coordenador das subseções, conselheiro seccional Luiz Eduardo Amaro Pellizzer.

24/07/2009 03:38



Notícia anterior

Em Quaraí, Lamachia fez a vistoria das obras da sede própria da subseção

24.07.2009
Próxima notícia

Matrículas abertas para o curso telepresencial Ações Alimentares até 24 de julho

24.07.2009

Principais notícias

Ver todas