Home / Noticias / 14.09.2009 23:07

III Seminário Regional de Direito Previdenciário é sucesso de público em Rio Grande

14/09/2009 23:07

Foto: Lauro Rocha - OAB/RS

O auditório da FURG (Fundação Universidade Federal de Rio Grande) esteve lotado na sexta-feira (11), durante a realização do III Seminário Regional de Direito Previdenciário.

O evento, promovido pela Ordem gaúcha, por meio da Comissão Especial de Previdência Social (CEPS), juntamente com a ESA, a subseção de Rio Grande e o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, ocorreu das 10h às 19h, e prendeu a atenção do público do início ao fim, evidenciando o alto nível dos participantes.

A abertura do evento contou com a presença do presidente da Comissão Especial de Previdência Social, conselheiro seccional Edmilso Michelon; do presidente da subseção de Rio Grande, Francisco José Soller de Mattos; do coordenador local da CEPS, Alex Sandro Pail Curval; do diretor do curso de Direito da FURG, João Moreno Pomar (representando o reitor da Universidade); e da juíza-diretora da Comarca da Justiça Federal de Rio Grande, Claudia Maria Dadico, que proferiu a primeira palestra do dia com o tema “Aposentadoria Especial”.

Após o intervalo para o almoço, a programação voltou com o painel do advogado e membro da CEPS, Anselmo Severo Bandeira, que palestrou sobre o tema “O processo previdenciário previsto na Lei nº. 10.259/01.

O INSS foi representado pelos palestrantes Deisy Cecere Lopes Guarenti e Antônio Celso Vieira da Cunha (coordenadora da APS e chefe do Setor de Benefícios da APS de Rio Grande, respectivamente), que apresentaram o tema “O INSS em números”.

Logo após, foi a vez da advogada, professora da Unisc e da UFRGS e assessora jurídica da FETAG (Federação dos Trabalhadores na Agricultura), Jane Lúcia Wilhelm Berwanger, apresentar “A comprovação da qualidade de segurado especial”.

Encerando o evento, o advogado, professor, secretário da Comissão de Seguridade Social e Previdência Privada do CFOAB e Acadêmico da Acadêmica Nacional de Seguro e Previdência, Daisson Portanova, expôs o tema “A desaposentação e as variantes da jurisprudência”.

Interatividade

Os palestrantes encontraram uma seleta, atenta e participativa plateia durante todo o evento. Vindos dos mais distintos recantos do estado, e alguns de Santa Catarina e Paraná, os presentes interagiram, questionaram e tiveram suas dúvidas esclarecidas. O formato do evento foi elogiado por um grande número de participantes.

Participação ativa

Os advogados, membros da CEPS, Carla Maciel, Juçara Oliveira, Ana Paula Pereira da Rocha, Jaqueline Coutinho e Anselmo Bandeira Severo, dividiram-se na mediação das palestras, presidindo a mesa de trabalhos. Eles saíram de Porto Alegre às 6h da manhã e retornaram após a meia-noite, dando um exemplo de trabalho e doação à classe. Assim como eles, os dirigentes da entidade, conselheiros, membros das dezenas de comissões e demais advogados que atuam na gestão da entidade, doam seu trabalho e conhecimento para o benefício dos colegas e, consequentemente, da cidadania, sem qualquer retorno financeiro.

14/09/2009 23:07

OAB/RS propõe e CFOAB requer ao CNJ que oficie tribunais para funcionamento em turno integral

14.09.2009

Programação OAB Bagé na Semana Farroupilha 2009