Home / Noticias / 11.08.2021 21:19

Inovadora e histórica: Sessão Magna alusiva ao Dia da Advocacia realiza homenagens em formato inédito

11/08/2021 21:19

https://bit.ly/3yIPsuc
image-galeria-0

A Sessão Magna alusiva ao Dia da Advocacia 2021, promovida pela OAB/RS, entrou para a história por diferentes aspectos. Pela primeira vez, a celebração ocorreu no formato híbrido – presencial e virtual. Também no evento ocorreu a entrega de uma distinção pela primeira vez: a Honra ao Mérito da OAB/RS, idealizada pela atual diretoria. Ainda houve uma homenagem In Memorian. Mesmo com uma formatação diferente de outras edições, uma característica permaneceu intacta: a emoção do ato.

Clique aqui e confira todas as fotos do evento no Flickr da OAB/RS

Realizada na quarta-feira (11), data em que se comemora o Dia da Advocacia, a Sessão Magna teve o roteiro presencial sendo transmitido diretamente da Fiergs, em Porto Alegre. A diretoria da OAB/RS recebeu alguns dos homenageados e também eternizou reconhecimentos de homens e mulheres de Ordem. Pelas redes sociais da Ordem, centenas de advogados e advogadas no Rio Grande do Sul e em outras regiões puderam acompanhar a cerimônia. “Essa é uma sessão histórica. E que também ajuda a contar a nossa história. Estamos passando por um momento ímpar, e a OAB/RS tem se notabilizado por seu espírito solidário, de união”, destacou o presidente Ricardo Breier.

Na sua manifestação, o presidente da Ordem gaúcha lembrou que a Sessão Magna é um momento de celebração e reconhecimento. Ao mesmo tempo, ele aproveitou para destacar a atuação da entidade para que a advocacia, mesmo bastante prejudicada pela pandemia do novo coronavírus, consiga sair mais forte e capacitada deste momento tão turbulento. “Trabalhamos para que nenhum advogado fique desassistido, mesmo com todos os obstáculos e limitações que surgiram. Em um momento em que estamos fragilizados, precisamos ser cada vez mais solidários e reivindicar dias melhores para a advocacia”, frisou. Ao mesmo tempo, destacou os homenageados da noite como referências e exemplos de homens e mulheres que fizeram a diferença em favor da OAB. “Deixaram suas marcas de trabalho institucional, em exemplos límpidos de boa advocacia falando em nome da cidadania”, acrescentou o presidente.

Falando em nome do Conselho Federal da OAB (CFOAB), o secretário-geral, José Alberto Simonetti, destacou que dias melhores se avizinham para a advocacia em razão da redução dos casos de Covid. Ele lembrou o quanto a pandemia serviu para mostrar uma humanidade adoecida, mas que esse momento também serviu para se fazer uma maior e melhor reflexão do que pode ser o futuro da advocacia. “Temos de trabalhar o espírito de cooperação e a verdadeira pacificação social. É isso que o Brasil espera e o que a advocacia nos cobra”, analisou, projetando dias intensos de trabalho pela frente para advogados e advogadas atuando em nome da cidadania.

HOMENAGENS

Foram agraciados com Outorga da Comenda Oswaldo Vergara, a mais alta honraria concedida pela Ordem gaúcha aos advogados e advogadas que, por seu trabalho, dignificam a classe: Antônio Zuheir Wadie Bishara Badra, Erlí Terezinha dos Santos, George Teixeira Giorgis, Hilton Norberto Strassbuger, Imar Santos Cabeleira, Ivete Dieter, Izaura Melo de Freitas (In memoriam), Lia Beatriz Woltmann, Maria Aparecida Artioli Moretto e Paulo Roberto Basso. A Outorga da Portaria de Advogada Emérita foi para Deli Ivani Vencatto Tomazzoni.

Nesta edição da Sessão Magna, a diretoria da Ordem gaúcha determinou uma nova distinção. Foi a outorga do Diploma de Honra ao Mérito da OAB/RS. Foram destacados cinco personalidades: Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz - Desembargador Federal do TRF4; Daniela Leão - Chefe de Atendimentos do INSS; Eduardo Cunha da Costa - Procurador-Geral do Estado; Nadine Anflor - Chefe de Polícia Civil do RS; e Otomar Vivian - Diretor de Planejamento do BRDE.

PRESENÇAS

O evento contou com a presença, virtual e/ou presencial, das seguintes autoridades: procurador-geral do Estado do RS, Eduardo Cunha da Costa, representando o governador Eduardo Leite; desembargador Antônio Maria Rodrigues Iserhardt, representando a presidência do Tribunal de Justiça do RS (TJRS); o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Júlio César de Melo; representante da Defensoria Pública, Luciane Zuheir Badra Guerra (filha do homenageado Antônio Badra); presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira; presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Márcio Bins Ely; vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), desembargador Francisco José Moesch; representante do 5º Distrito Naval, capitão de corveta Emmanuelle de Moraes; procuradora-regional da União na 4ª Região – AGU, Mariana Filchtiner Figueiredo; presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4); desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez; vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Cezar Miola; presidente do Tribunal de Justiça Militar (TJM) do Estado, desembargador Fábio Duarte Fernandes; comandante-geral da Brigada Militar, coronel Vanius Cesar Santarosa; procurador-chefe, em exercício, do Ministério Público do Trabalho no RS, Rafael Foresti Pego.

Em relação a dirigentes da OAB, acompanharam a Sessão Magna de forma presencia e/ou virtual: diretor tesoureiro da OAB Nacional, José Augusto Araújo de Noronha; presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RS e coordenador nacional das Caixas de Assistência, Pedro Zanette Alfonsin; vice-presidente da OAB/RS, Jorge Fara; secretária-geral da OAB/RS, Regina Guimarães; secretária-geral adjunta da OAB/RS, Fabiana da Cunha Barth; tesoureiro da OAB/RS, André Sonntag; os ex-presidentes da OAB/RS Cléa Anna Maria Carpi da Rocha (também conselheira federal e Medalha Rui Barbosa), Fernando Krieg da Fonseca, Luis Carlos Levenzon, Luiz Carlos Lopes Madeira, Luiz Felipe Lima de Magalhães, Marcelo Machado Bertoluci, Nereu Lima e Renato da Costa Figueira (também conselheiro federal); diretora da Escola Superior da Advocacia, Rosângela Herzer dos Santos; conselheiros federais Greice Fonseca Stocker e Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; presidente da OAB Amazonas, Grace Anny Fonseca Benayon Zamperlini; integrantes do Conselho Seccional, das subseções e das diretorias.

Também estiveram na transmissão, de forma presencial e/ou virtual; corregedor da TRF-4, desembargador federal Cândido Alfredo Silva Leal Junior; corregedora da PGE-RS, Luciana Mabila Martins; os presidentes e representantes de entidades da carreira jurídica: AMP/RS, João Ricardo dos Santos – ADPERGS, Mário Reinghantz – Anape, Vicente Martins Braga – ANPN, Cristiane da Costa Nery – Agetra, Felipe Carmona – Anadep – Trauser Ximenes – Acriergs, Ivan Pareta Júnior – Agadie, Eduardo de Mendonça Heinz – IBDFAM/RS, Braulio Dinarte da Silva Pinto – IGADE, Caetano Cuervo Lo Pumo.

 

11/08/2021 21:19



Notícia anterior

OAB divulga edital do XXXIII Exame de Ordem Unificado

11.08.2021
Próxima notícia

Mês da Advocacia: evento debate Direito Imobiliário na região Sul

12.08.2021

Principais notícias

Ver todas