Home / Noticias / 04.05.2022 18:52

Inscrições prorrogadas: Curso de Formação para Mediador Extrajudicial

04/05/2022 18:52

A Escola Superior de Advocacia (ESA/RS)  da OAB/RS, em parceria com a Casa de Mediação da OAB/RS, promove a Formação para Mediador Extrajudicial - Lei 13.140/2015 de 07 de junho até 08  de setembro, nas terças e quintas-feiras das 18h às 21h.

O curso, que terá transmissão ao vivo na plataforma Zoom, através do Portal do Aluno busca a construção de conhecimentos teórico-vivenciais e práticos sobre os métodos autocompositivos, além da ampliação das possibilidades dos profissionais para intervir modificando as abordagens litigantes e transformando-as em abordagens colaborativas.

Além do conteúdo teórico, as aulas serão focadas na prática, com simulações, em que serão trazidos pela Casa de Mediação casos atendidos junto à sociedade. Será fornecido certificado teórico-vivencial de 82 horas-aula. As matrículas já estão abertas e as vagas são limitadas. Clique aqui para se inscrever.

O presidente da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPR) da OAB/RS, coordenador da Casa de Mediação e organizador do curso, Ricardo Dornelles, destaca que a formação tem uma carga horária intensa, na qual trabalha a percepção, desenvolve a escuta, uma escuta mais ativa, o olhar para o outro. “O curso tem a intensão de realmente evitar a judicialização, focado exatamente no desenvolvimento de habilidades, na conscientização, e gera um novo mercado de trabalho, uma nova profissão. É um desenvolvimento pessoal, com um retorno imediato, onde as pessoas se desenvolvem durantes as aulas e aplicam na sua vida cotidiana, na família, nos escritórios, nas empresas”.

Casa de Mediação
No ano de 2007, a OAB/RS foi a primeira seccional do Brasil a criar uma Comissão de Mediação, a fim de agregar estudo e prática no âmbito da mediação, dando mais visibilidade e iniciando discussões sobre o tema.

Em 16 de março de 2011, foi inaugurada a Casa de Mediação da OAB/RS, iniciativa também pioneira no País. Um “braço social” da OAB, visa a ampliar o acesso à Justiça pela população em situação de vulnerabilidade social e econômica, bem como de fomentar as práticas complementares de resolução de conflitos com ênfase na Mediação.

A Casa de Mediação, tem natureza social. Busca a efetivação da função social, e viabiliza um espaço destinado à população para que ela possa dialogar e resolver seus próprios conflitos. Tem, como foco principal, preparar a advocacia para uma visão mais humanista da forma de lidar com os conflitos dentro de seus escritórios, de maneira que não seja necessária sua judicialização.

Inscrições
O investimento para efetuar a inscrição é de R$ 1.800,00 reais, para o público em geral; de R$ 1.600,00 para advogados com mais de 5 anos de inscrição na OAB/RS; e de R$ 1.200,00 para jovens advogados com até 5 anos de inscrição na OAB/RS e estagiários inscritos na Ordem gaúcha. O valor pode ser parcelado conforme condições do PagSeguro.

Formação para Mediador Extrajudicial - Lei 13.140/20154
Data: 07 de junho até 08 de setembro
Horário: das 18h às 21h (terças e quintas-feiras)
Transmissão on-line via plataforma Zoom.
Clique aqui para se inscrever.

Acompanhe também pelo InstagramFacebook e Twitter e fique por dentro dos eventos e cursos realizados pela ESA/RS

04/05/2022 18:52

Conquista inédita: OAB/RS garante a criação de Posto de Atendimento exclusivo da Receita Federal para a advocacia gaúcha

04.05.2022