Home / Noticias / 31.08.2018 14:02

Intenso dia de debates, decisões e encaminhamentos marcaram o VI Colégio de Presidentes Seccionais

31/08/2018 14:02

Foto: Vanessa Schneider OAB/RS

Os trabalhos no Colégio Nacional de Presidentes da OAB começaram na manhã desta sexta-feira (31), com a presença dos dirigentes seccionais de todo o País, em Gramado. O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, deu as boas-vindas aos presidentes.

“É uma honra sediar este Colégio de Presidentes Seccionais, aqui em Gramado, e receber cada um de vocês. Hoje é um dia de grandes trabalhos voltados para a advocacia nacional e também para a cidadania”, começou. “Uma das características da advocacia gaúcha é nossa união e comprometimento. Desejo isso em nossos trabalhos hoje: união”, reiterou.

O presidente nacional da Ordem, Claudio Lamachia, ressaltou a importância do encontro e relembrou a atuação da entidade nos últimos anos, com destaque para as conquistas legislativas para a advocacia e as campanhas cidadãs em período eleitoral.

Após, os dirigentes de seccionais deliberaram sobre os itens da pauta. Entre as decisões, o Colégio decidiu, de forma unânime, pela recomendação da exclusão da cláusula de barreira para a jovem advocacia no âmbito dos Conselhos Seccionais. Confira a matéria completa aqui.

Lamachia destacou também as conquistas legislativas para as prerrogativas dos colegas. Entre elas a manutenção da advocacia na Tabela 4 do Simples Nacional. Confira a matéria completa aqui.

Foi deliberado ainda sobre o Registro Nacional de Violações de Prerrogativas; o Plano Nacional de Valorização da Advocacia Idosa; as inovações tecnológicas no mundo do Direito e seus reflexos na advocacia. Além de reivindicações da advocacia envolvendo os processos ético-disciplinares (confira a matéria completa).

Após um intenso dia de debates, decisões e reflexões em prol da advocacia e da cidadania brasileira, o VI Colégio de Presidentes Seccionais foi encerrado em Gramado com a leitura da carta.

Ao final do Colégio, o presidente Claudio Lamachia, em seu último Colégio de Presidentes Seccionais, foi homenageado pelos colegas e aplaudido de pé pelos 27 presidentes seccionais, como forma de gratidão ao honroso trabalho durante todos os anos que se dedicou a Ordem.

Por fim, o anfitrião do Colégio, Ricardo Breier, destacou que “uma característica que cada vez mais me renova que é poder ser uma pessoa aberta, de ter convicções, mas também da flexibilidade de mudar, de aprender e de construir novos conceitos de vida. Isso é a vida. O convívio com todos vocês, sem dúvida nenhuma, me engrandece. Aprendi muito. Aprendi ainda mais a lidar e reconhecer a importância da diferença. Com 27 presidentes de seccionais, aprendemos um pouquinho de Brasil, um pouco de cada lugar”, afirmou.

“Todo o trabalho feito de redemocratização e união. Todo o nosso Colégio aqui, nós vivemos isso lá no Rio Grande do Sul quando chamamos as 106 subseções. A palavra empenhada pelo presidente Lamachia, os 106 presidentes de subseções acolheram e conseguimos construir uma nova OAB. Quero agradecer imensamente a sua doação, Lamachia, que começou em 2003, a sua distância de casa e da família. É muito fácil seguir essa caminhada do grupo, mas a responsabilidade aumenta por meio do exemplo de Lamachia. Este Colégio de Presidentes tem que carregar essa responsabilidade e seguir trabalhando firmemente, pois Lamachia ama a OAB e esse amor foi passado a todos nós. Um beijo no coração de todos vocês”, finalizou Breier.

Lamachia encerrou emocionado:

“Queria começar registrando o apoio de seus colaboradores: Rita, Clara e Lauro. Estão conosco há doze anos. A Rita já trabalhava na OAB e ela foi decisiva nessa caminhada. O Lauro também já trabalhava na OAB há mais tempo. Num grupo que não era o nosso grupo. E, hoje, eles representam essa história. Eu conto isso para vocês, pois essas são pessoas da Ordem, que lutam pela Ordem. Todos”, disse Lamachia.

“Essas pessoas estão conosco porque formaram essa liga conosco. Naquele momento nós recebemos uma instituição verdadeiramente quebrada e essas pessoas, por seus talentos, se fizeram reconhecer e foram decisivas nesse processo”, enfatizou.

“Estou muito feliz de estar aqui junto com a Cléa Carpi. Essa caminhada começou lá atrás com grandes companheiros e estamos todos nós juntos. Essa é a característica do grupo OAB Mais aqui no Rio Grande do Sul. Essa unidade, meus irmãos, vocês são meus irmãos nessa caminhada. Essa caminhada aqui no Rio Grande fez sim essa força que temos hoje, que representou muitas alegrias, mas que começou a partir de um momento de tristeza e que superamos e hoje temos um grupo cada vez mais unido”, destacou.

“Eu sonhei, num determinado momento, como diz nosso poeta: a vida não basta ser vivida, ela precisa ser sonhada. Eu sonhei um dia ser presidente da OAB/RS e a vida me oportunizou sonhar um dia ser presidente do CFOAB e a vida me deu o privilégio de sonhar um dia de encontrar nesse colégio. Eu sonhei e eu lutei por isso. Mas eu quero dizer para vocês que eu não conseguiria construir essa unidade senão fosse a compreensão de todos vocês”, enfatizou o dirigente nacional.

“A obra é de todos nós, a obra é coletiva. Tenho convicção de que este Colégio não termina aqui, esse Colégio será meu para o resto de nossas vidas.”, finalizou

31/08/2018 14:02

Lamachia reafirma conquistas legislativas da OAB

31.08.2018