Interiorização: em Lagoa Vermelha, presidente da OAB/RS reforça o papel da entidade na defesa da cidadania
Leonardo Lamachia participou da V Interiorização da subseção local e cumpriu agendas no município ao longo da quinta-feira (6).
07/02/2025 14:34
Dando sequência à agenda de interiorização da OAB/RS nesta semana, o presidente da instituição, Leonardo Lamachia, esteve em Lagoa Vermelha na quinta-feira (6), onde participou de uma série de atividades com a advocacia local durante o VII Rodeio Internacional do município. O presidente da subseção de Lagoa Vermelha, Aldemar Ottone Iglesias Braghirolli, também acompanhou as atividades ao longo do dia.
No primeiro compromisso, a V Interiorização da OAB Lagoa Vermelha, Lamachia destacou o trabalho permanente da Ordem em defesa da advocacia gaúcha e reafirmou o papel da instituição na garantia das prerrogativas da classe. “Todos os temas que chegarem à Ordem gaúcha serão enfrentados. Estamos vivendo um dos momentos de maiores restrições ao nosso exercício profissional, e a sociedade precisa saber o que está acontecendo. Esse brado não é só nosso, é do cidadão e da cidadã. São eles que têm a voz calada no tribunal quando nosso direito de sustentação oral é limitado”, afirmou, destacando a campanha “Vídeo Gravado Não É Sustentação Oral”, lançada pela seccional em 2023. O tema ganhou ainda mais relevância após a publicação da Resolução 591/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que passou a permitir a aplicação do Plenário Virtual em todos os processos jurisdicionais e administrativos em trâmite nos tribunais.
Compromisso com a advocacia no interior
O tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAARS), Mateus Ayres Torres, também participou da atividade e reforçou o compromisso da entidade com o bem-estar da advocacia. “A CAARS está aqui para oferecer suporte e acolhimento à advocacia. Nossa função é ser o braço assistencial da Ordem, garantindo que cada profissional tenha respaldo para exercer sua profissão com dignidade”, disse. O advogado também comentou a firme atuação da Ordem no tema da sustentação oral. “O brado que saiu do Rio Grande do Sul ecoou por todo o Brasil, reafirmando a importância da nossa luta pelo respeito às prerrogativas”, concluiu.
Já o presidente da subseção de Lagoa Vermelha, Aldemar Ottone Iglesias Braghirolli, ressaltou a importância da presença da Ordem no interior. “Este evento reforça a importância da união da advocacia. A interiorização da OAB/RS é um momento de fortalecimento da classe e de construção de soluções para as demandas da sociedade que têm gerado conquistas significativas, e seguiremos firmes nesse propósito. A OAB Lagoa Vermelha está à disposição para apoiar, representar e defender a advocacia, sempre com compromisso e combatividade”.
Agendas institucionais
A agenda do dia seguiu com entrevistas do presidente da OAB/RS às rádios locais, reforçando a importância do diálogo com a comunidade. Além disso, foram realizadas visitas aos espaços da Câmara de Vereadores e da prefeitura, fortalecendo a relação da Ordem com o poder público municipal. “Essas interações são fundamentais para alinhar demandas e buscar soluções que beneficiem tanto a advocacia quanto a sociedade”, pontuou Lamachia.
Presenças
Também participaram das atividades ao longo do dia: a vice-presidente da OAB Lagoa Vermelha, Carla Minozzo Segala; a secretária-geral da OAB Lagoa Vermelha, Viviane Machado Holleben Leite; a secretária-geral adjunta da OAB Lagoa Vermelha, Tania Maria Pimentel; o tesoureiro da OAB Lagoa Vermelha, Rodrigo Corrêa; os conselheiros estaduais da OAB/RS e ex-presidentes da subseção de Lagoa Vermelha Giovani Quadros Andrighi e Dante Dalcastelli Neto; o ex-presidente da subseção de Lagoa Vermelha Gladimir Casarin; a presidente da OAB Veranópolis, Daiane Farina; o presidente da OAB São Sebastião do Caí, Evaldo Kievel; o presidente da OAB Garibaldi, Rodrigo Zucchi; o presidentes da OAB Bom Jesus, Juliano Almeida; o ex-presidente da subseção de Veranópolis Olavo Crestani; o ouvidor da OAB/RS, Daniel Junior de Melo Barreto; o deputado estadual e secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini; o prefeito de Lagoa Vermelha, Eloir Morona; o vice-prefeito de Lagoa Vermelha, Alessandro Muliterno; a secretária de Obras e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, Izabel Matte; o patrão do CTG Alexandre Pato, José Evandro Andara Ferreira; o juiz de Direito titular da 1ª Vara de Lagoa Vermelha, Fabiano Zolet Baú; o juiz de Direito da 3ª Vara de Lagoa Vermelha, Gerson Lira; a juíza de Direito e diretora do foro da Comarca de Lagoa Vermelha, Lilian Raquel Bozza; e o vice-prefeito de Capão Bonito, Miquéias Guadagnin.
07/02/2025 14:34