Home / Noticias / 09.09.2022 18:01

Junto à subseção de Alegrete, Lamachia vai à CGJ por alta demanda e mais servidores

09/09/2022 18:01

Na tarde de quinta-feira (08), o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, realizou quatro reuniões com o corregedor-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, desembargador Giovanni Conti, e com comitivas mobilizadas por subseções gaúchas. O esforço do presidente da Ordem gaúcha foi no sentido de resolver problemas da advocacia do estado. Entre as subseções recebidas, esteve a de Alegrete.

“Estive em Alegrete três vezes entre fevereiro e agosto de 2022. Na última, há menos de um mês, reunimos um grande número de colegas na sede da subseção para escutar as demandas. Graças ao trabalho de aproximação promovido por nossa diretoria, tem sido possível colher relatos para entender as dificuldades enfrentadas pela advocacia gaúcha e trazê-las à Corregedoria, nesses encontros, que mostram a força institucional da OAB. Por meio das subseções, unimos as representações da sociedade civil dos municípios, buscando uma Justiça mais eficaz para os cidadãos”, salientou Lamachia.

Demandas

O vice-presidente da OAB de Alegrete, Sivens Henrique Gomes Carvalho, destacou os pontos que exigem mais atenção. “O déficit de servidores e o alto fluxo processual são dois dos nossos obstáculos, sobretudo, na Vara de Família. O que buscamos é a Corregedoria e o Tribunal de Justiça terem um olhar mais atento para nossa Comarca”, comentou ele.

Conti escutou as reivindicações e se colocou à disposição. “Pretendo visitar a Comarca para avaliar a situação e me reunir com os magistrados, servidores e com a advocacia. Com o ingresso de 92 novos juízes na magistratura gaúcha, um acréscimo no quadro que foi acompanhado de perto pela atual gestão da OAB/RS, nós esperamos que muitos problemas sejam resolvidos.

Também estiveram presentes na reunião: a secretária-geral da OAB de Alegrete, Joseane Rampelotto Dias; o juiz-corregedor André Pires de Oliveira; o secretário de Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania, Daniel Biachi Rosso, que representou a prefeitura; o presidente da Câmara de Vereadores, Anilton Gonçalves de Oliveira; a advogada e membro do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Eleonora Fontoura Guerra; e a advogada e representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ingrid Machado Urbanetto; além de representantes de entidades da sociedade civil local.

09/09/2022 18:01

Lamachia acompanha presidente da subseção de Camaquã em reunião na CGJ

09.09.2022

Presidente da OAB/RS participa da cerimônia de posse da AGADIE