Lamachia acompanha subseção de São Jerônimo em reunião na CGJ por elevação de entrância
08/08/2022 19:42
O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, acompanhou uma comitiva da subseção de São Jerônimo em reunião com o corregedor-geral da Justiça do TJRS, Giovani Conti, na segunda-feira (8). Em pauta, esteve a prestação jurisdicional na região dos Vales, que compreende, entre outras localidades, os municípios de São Jerônimo, Butiá e Charqueadas.
“É um movimento importante que estamos fazendo ao trazer as demandas da região para a Corregedoria, assim como já fizemos com diversas outras subseções, em busca de melhorias na prestação jurisdicional do estado”, disse Lamachia.
Entre as demandas da subseção, estão o pedido de elevação de entrância da comarca de Charqueadas para o nível intermediário. “Entendemos que a região vem tendo um aumento populacional em decorrência do complexo prisional existente no município, além do presídio que será construído futuramente, e isso demanda uma maior celeridade no andamento dos processos”, disse o presidente da subseção de São Jerônimo, Felipe da Silva Lima.
Na oportunidade, os dirigentes presentes na reunião também comentaram sobre o alto número de processos na comarca de Butiá, bem como foi reivindicada a construção da terceira vara judicial de Charqueadas.
Resoluções
Após ouvir as demandas da advocacia, o desembargador Conti destacou que a CGJ já está trabalhando pela melhoria da prestação jurisdicional da região. “Estamos realizando um estudo para a elevação de entrância de algumas comarcas do estado, e Charqueadas está em nossa lista”, adiantou. Sobre a prestação jurisdicional, Conti disse que a meta da CGJ é que até o ano que vem todas as comarcas tenham juízes titulares. “Isso desafogará o sistema de Justiça, muito em função do trabalho conjunto que vem sendo realizado entre a OAB do Rio Grande do Sul e a CGJ”, informou.
Presenças
Também participaram da reunião a vice-presidente da subseção São Jerônimo, Mariane de Oliveira; o secretário-geral adjunto, Ádamo Fontoura da Silva; a tesoureira, Lucimara Pires; e a procuradora de Butiá, Michelle Espinoza.
08/08/2022 19:42