Home / Noticias / 11.10.2024 10:15

Lamachia acompanha subseção de Venâncio Aires em reunião na Chefia de Polícia do RS

Além de uma Delegacia da Mulher, a Ordem busca mais efetivo policial, celeridade nos atendimentos da DPPA e uma 2ª Delegacia de Polícia.

11/10/2024 10:15

Na tarde da segunda-feira (7), o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, acompanhou colegas da diretoria da subseção de Venâncio Aires, representada pelo presidente, Marcos Thill, em uma reunião com o chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, delegado Fernando Sodré.

Na pauta do encontro, esteve o pedido da subseção por instalação de uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) e mais efetivo policial, sobretudo para ter maior celeridade no trabalho da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).

“É um pleito importante que visa beneficiar não somente o trabalho da advocacia local, mas, também, fortalecer a segurança de toda a população. Por isso, apoiamos o pedido da subseção reforçando o papel da OAB/RS em cuidar dos interesses dos advogados e das advogadas e atuar nas pautas cidadãs”, destacou Lamachia.

O presidente da subseção de Venâncio Aires explicou que a entidade acompanha a situação há bastante tempo. “Nós recebemos relatos de colegas e de outros setores da sociedade de que há demora no andamento de inquéritos e que falta efetivo. Estamos atuando no tema, e a agenda que o presidente da Ordem gaúcha conseguiu para nós com o chefe da Polícia foi muito importante”.

O presidente da Comissão Especial de Políticas Criminais e Segurança Pública da OAB/RS (CEPCSP), Ivan Pareta Jr., também participou do encontro. “É muito importante que o chefe da Polícia Civil gaúcha tenha se comprometido a estudar os pleitos e atender as demandas na medida do possível”, pontuou.

Criação da 2ª Delegacia de Polícia

Outra demanda levada pela subseção é o pedido de criação da 2ª Delegacia de Polícia, para a qual já há um terreno destinado. A unidade foi prometida como contrapartida quando o município aceitou receber a Penitenciária Estadual de Venâncio Aires.

Também estiveram no encontro a vice-presidente da subseção de Venâncio Aires, Kátia Beatriz Rocha Diedrich; a secretária-geral, Luzia Gabriela Heinen; e o diretor-tesoureiro, Marcelo Viana Dutra. O subchefe da Polícia Civil gaúcha, Heraldo Chaves Guerreiro, também participou da reunião.

11/10/2024 10:15

36 autores profissionais do Direito autografam suas obras na Sessão Coletiva de Autógrafos da 70ª Feira do Livro de Porto Alegre

10.10.2024

Eleições OAB/RS 2024: prazo para inscrição suplementar encerra em 15 de outubro