Lamachia apresenta demandas do Colégio dos Presidentes à Defensoria Pública
Os presidentes das subseções de Carazinho e Garibaldi/Carlos Barbosa também acompanharam a reunião na sede da DPE-RS.
08/02/2024 13:07
Na manhã da quarta-feira (31), o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, conduziu uma reunião com o defensor público-geral do Estado, Antonio Flávio de Oliveira, para tratar de deliberações pautadas pelo IV Colégio de Presidentes das Subseções - Gestão 2022/2024. O presidente da subseção de Carazinho, Adolf Papke, e a presidente da subseção de Garibaldi/Carlos Barbosa, Elenice Girondi Koff, estiveram presentes na ocasião.
Lamachia destacou a questão do limite de atuação da defensoria pública em relação à advocacia privada. Também foi discutida a ausência dos defensores públicos nas audiências de conciliação e mediação no CEJUSC, principalmente em demandas envolvendo Direito de Família.
“A reunião foi produtiva para construir em conjunto com a Defensoria Pública do Estado (DPE) e subseções os avanços necessários às questões debatidas no último Colégio de Presidentes. Nossa gestão mantém uma profícua relação de diálogo com a DPE, e creio que conseguiremos alcançar as resoluções pretendidas”, acentuou Lamachia.
De acordo com a presidente da OAB Garibaldi/Carlos Barbosa, a reunião foi importante para compreender os limites e dificuldades da Defensoria, bem como para avaliar os próximos passos no que se refere às dificuldades apresentadas. Também salientou que “a Ordem gaúcha tem se empenhado para defender os anseios da advocacia gaúcha, sempre priorizando o diálogo com as demais instituições, conseguindo resultados efetivos para a valorização da nossa classe.”
Por fim, o presidente da OAB Carazinho ressaltou a ação da OAB/RS na busca pelas melhorias necessárias à advocacia. “A nossa instituição adota uma postura exemplar de diálogo permanente com as instituições, consistindo no meio mais adequado para expor a realidade da advocacia gaúcha, visando avanços para a classe. Com a reunião, conseguimos avançar com medidas para solucionar os pontos apresentados”, afirmou Papke.
08/02/2024 13:07