Home / Noticias / 09.02.2022 09:40

Lamachia destaca o Plano de Recuperação da Advocacia na posse da diretoria da subseção de São Gabriel

09/02/2022 09:40

Na noite da terça-feira (8), o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, participou da cerimônia de posse da diretoria da subseção de São Gabriel para o triênio 2022-2024. O evento foi realizado no plenário da Câmara de Vereadores de São Gabriel, na região da Fronteira. O advogado Miguel Neme Kodayssi foi reeleito para a presidência da subseção, que abrange os municípios de Santa Margarida do Sul e São Gabriel.

A diretoria da subseção de São Gabriel para a gestão 2022-2024 é formada por Miguel Neme Kodayssi (presidente), Thiago de Abreu (vice-presidente), Quellen Llovet da Silva (secretária-geral), Cezar Augusto Skilhan (secretário-geral adjunto) e Cleci Jaboski Groth (tesoureira).

Em sua manifestação, o presidente da Ordem gaúcha destacou a caminhada histórica da entidade, que completa 90 anos em 2022. “A OAB do Rio Grande do Sul revolucionou a advocacia nacional. E fez isso a partir de suas ações e iniciativas”, destacou Lamachia. Enfatizou, ainda, que a nova gestão está trabalhando para apontar soluções para os problemas que a advocacia gaúcha enfrenta.

Fruto desse trabalho, citou as ações que garantiram a reabertura da Justiça do Trabalho no estado, bem como o lançamento do Plano de Recuperação da Advocacia (PRA). A demanda da Ordem foi plenamente atendida pelo TRT4. “Saudamos o presidente, desembargador Francisco Rossal, e toda a sua administração, que mostrou sensibilidade e compromisso com a advocacia e sociedade”, pontuou o presidente da Ordem.

Lamachia ressaltou o lançamento do Plano de Recuperação da Advocacia, com ênfase no eixo econômico. Ele destacou as flexibilizações que foram colocadas à disposição dos advogados e advogadas gaúchos impactados pela pandemia e pelas restrições. “Estamos passando pela maior crise da advocacia gaúcha e nacional. E essa crise não é culpa da OAB, nem dos advogados e das advogadas”, asseverou Lamachia. “Foi, portanto, necessário implementarmos esse Plano para ajudar os colegas a superar esse momento”, frisou.

Ele ainda salientou duas bandeiras que serão acompanhadas atentamente pela OAB/RS: a imposição da Justiça virtual e a criação de novos cursos de Direito. “Se for o caso, vamos judicializar cada abertura de novo curso. Temos de enfrentar a questão do estelionato educacional”, sublinhou.

O anfitrião do evento e presidente reeleito, Miguel Neme Kodayssi, agradeceu o apoio da equipe de colaboradores da subseção para a realização da solenidade e o encaminhamento dos trabalhos na entidade. O dirigente frisou que, mesmo com todas as adversidades potencializadas pela pandemia, é preciso olhar para a frente e ser otimista. “O advogado é indispensável à administração da Justiça. Como homens e mulheres de Ordem, vamos trabalhar por dias melhores. Presidente Lamachia: a advocacia confia no seu trabalho e estamos ao seu lado”, assegurou Kodayssi.

O conselheiro federal Renato da Costa Figueira, que também é ex-presidente da OAB/RS e ex-presidente da subseção de São Gabriel, destacou a relevância da OAB para a democracia e para a cidadania. “A Ordem é apartidária. A OAB tem agendas próprias, que não são as agendas partidárias”, ressaltou.

Ex-presidente da subseção de São Gabriel, o conselheiro da OAB/RS, Augusto Solano Lopes Costa fez um discurso emocionado, lembrando as amizades forjadas nas campanhas e mobilizações da OAB/RS. “Tenho aqui irmãos de vida, grandes parcerias. Seguimos trabalhando, pois temos de ter esperança e acreditar num mundo melhor”, afirmou.

A vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAARS), Paula Grill, foi enfática em destacar o trabalho realizado pela Caixa. “A nossa atuação ocorre em todas as regiões do estado. A prestação de serviços é realizada nas 106 subseções”, assegurou.

Também participaram da cerimônia o procurador do município, Valdemir de Andrade Jobim, representando o prefeito de São Gabriel; o vice-presidente da Câmara de Vereadores, vereador Moisés Silveira Marques; o delegado da Polícia Civil, José Bastos; o diretor do presídio de São Gabriel, André Pozzebon; a diretora do Fórum da Comarca de São Gabriel e juíza de Direito Criminal, Juliana Neves Capiotti; advogados e advogadas de São Gabriel e de outras subseções, convidados especiais e imprensa.

09/02/2022 09:40

OAB/RS é parceira da primeira edição do Congresso Brasileiro de Propriedade Intelectual e Direito

08.02.2022

Lamachia recebe integrantes da subseção de Santo Antônio da Patrulha