Home / Noticias / 10.06.2015 20:15

Lamachia e Bertoluci prestigiam cerimônia de posse do novo procurador-geral de Justiça

10/06/2015 20:15

http://bit.ly/1BZxejU
image-galeria-0

O promotor de Justiça Marcelo Dornelles foi anunciado no dia 21 de maio como o novo titular do Ministério Público para o biênio 2015/2017.

O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, e o vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, prestigiaram a posse do novo procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Marcelo Dornelles, nesta quarta-feira (10). A cerimônia ocorreu no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede do Ministério Público.

Dornelles foi anunciado no dia 21 de maio como o novo procurador-geral de Justiça para o biênio 2015/2017. A confirmação foi feita pelo governador do Estado, José Ivo Sartori. O anúncio ocorreu três dias após a lista tríplice ter sido entregue ao chefe do Executivo gaúcho. Primeiro colocado na eleição do Ministério Público com 438 votos, Dornelles concorreu ao cargo pela primeira vez e, também, será o primeiro promotor de Justiça a assumir a chefia da instituição gaúcha após a promulgação da Constituição Federal de 1988.

O até então procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, deu as boas-vindas ao recém empossado. “Tu que tanto te integraste à maratona, que a perseguiste com vontade férrea. Tu que já voas longe e tem nossa total confiança, estás a altura do cargo e da responsabilidade que hoje assumiste. Ficas com a minha amizade e a minha gratidão por esses quatro anos prazerosos de convívio”, disse.

Ao tomar posse, Dornelles afirmou que assumir o cargo foi a realização de um sonho. “Quero destacar a imensa honra e satisfação deste momento. Ter sido reconhecido democraticamente pela classe e ser nomeado pelo Governador é um misto de muitos sentimentos, mas, por certo, destacam-se o orgulho e a honra”, acrescentou.

Sartori parabenizou Dornelles e destacou que “somos todos aliados na expansão da cidadania, ao defender os interesses da sociedade gaúcha. Com tolerância, diálogo e cooperação, podemos superar as dificuldades e construir soluções em conjunto. Todos por todos, todos pelo Rio Grande”, enfatizou.

Além dos citados, compuseram a mesa Édson Brum, presidente da Assembleia Legislativa; José Aquino, presidente do Tribunal de Justiça do RS; Nilton Arnecke Maria, Defensor Público-Geral do RS; Marco Seifert, representando a Procuradoria-geral da República; José Fortunatti, prefeito de Porto Alegre; Cezar Miola, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE); Rubem Abruzzi, corregedor-geral do MP; Jeferson Pereira Coelho e Marcelo de Carvalho, conselheiros federais do Ministério Público; Idenir Cecchim, representante da Câmara de Vereadores de Porto Alegre; Vitor Hugo Neto, vice-presidente do Conselho do Ministério Público; Geraldo Costa, procurador-geral do Ministério Público Especial junto ao TCE; Sérgio Harris, presidente da Associação do Ministério Público; David Medina, presidente da Fundação do Ministério Público; e Marília Goldmann, promotora-assessora.

Pela OAB/RS, também estava presente o secretário-geral, Ricardo Breier.

Perfil

Natural de Porto Alegre, Dornelles formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do RS em 1991. É especialista e mestre em Direito pela Unisinos (2001). Promotor de Justiça desde 1996, já atuou em Tupanciretã, Cruz Alta, Canoas e Porto Alegre. Foi presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, secretário-geral da Confederação Nacional dos Membros do Ministério Público - Conamp (2008-2010) e presidente do Instituto Crack Nem Pensar (2010-2014).

Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério Público

Caroline Tatsch
Jornalista

10/06/2015 20:15



Notícia anterior

Presidente da OAB/RS destaca publicação nominal dos salários pelo Executivo

10.06.2015
Próxima notícia

TJRS atende pleito da OAB/RS e orienta magistrados e servidores sobre acessibilidade de PCDs nos Foros

11.06.2015

Principais notícias

Ver todas