Home / Noticias / 12.07.2014 03:55

Lamachia e Bertoluci registram conquistas da advocacia aos profissionais de Venâncio Aires

12/07/2014 03:55

Os dirigentes participaram das festividades dos 40 anos de instalação da subseção, destacando os avanços celebrados pelos advogados gaúchos no campo legislativo.

O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, acompanhado do vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, participou, na noite desta sexta-feira (11), da confraternização em comemoração aos 40 anos de instalação da subseção de Venâncio Aires. Durante o evento, os advogados que mobilizaram a criação da Ordem local, foram homenageados.

Também compuseram a mesa principal, o presidente da subseção de Venâncio Aires, Marcos Joaquim Thiel; o vice-presidente e o secretário-geral da seccional, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer e Ricardo Breier; a secretária municipal da Administração, Mara Huyer, representando o prefeito; o presidente da Câmara de Vereadores, José Cândido Faleiro Neto; e o juiz-corregedor do TJRS, Rinez Trindade.

Ao destacarem os 40 anos de existência da subseção, Lamachia e Bertoluci ressaltaram os avanços vividos pela advocacia gaúcha nos últimos anos. O presidente da OAB/RS registrou os projetos oriundos do RS que foram incorporados ao novo CPC, salientando o pioneirismo da seccional gaúcha. “Há sete anos, os nossos advogados podem ter direito a 30 dias de férias, o que não acontece em todos os Estados, e que vem sendo seguido por outras seccionais”, mencionou. “Além disso, temos o PLC 13/2010, que põe fim a compensação da verba honorária, o prazo mínimo de cinco dias para a intimação da pauta de julgamento em tribunal, e a natureza alimentar dos honorários”, frisou.

Lamachia mencionou outra grande conquista da advocacia: o Simples Nacional. “Este pleito, iniciado pela OAB/RS, e que desonera significativamente a classe, já foi aprovado na Câmara Federal, onde estivemos presencialmente acompanhando a votação, e agora está no Senado. E se hoje podemos dizer que estamos quebrando paradigmas no campo legislativo em favor da advocacia, se deve à cultura do encontro, do diálogo e das relações institucionais”.

Thiel destacou a iniciativa dos advogados que na ocasião recebiam homenagem por terem, há 40 anos, começado este trabalho. “Se hoje estamos caminhando com nossos próprios passos, foi em razão do trabalho incansável iniciado por este grupo, que se uniu em prol dos interesses da advocacia, da cidadania e do Estado Democrático de Direito”, afirmou.

Em nome dos advogados homenageados, falou José Valdir Kist. “Palavras não serão capazes de traduzir o significado do que estamos vivendo aqui, hoje, somente o sentimento que foi capaz de produzir a iniciativa daquele longínquo momento”.

Também participaram da solenidade, o diretor-geral da ESA e conselheiro seccional, Rafael Canterji, o conselheiro seccional, Dorival Ipê; a diretoria da subseção de Venâncio Aires; os ex-presidentes da subseção, Júlio Cesar de Menezes Spies, José Valdir Kist; Marly Terezinha Trindade, e José Felipe Silva Spies; os presidentes de Cachoeira do Sul, Marcelo Ricardo Teixeira, de Candelária, Joel Pereira Nunes, de Rio Pardo, Marlei Salete Flores, de Taquari, Mateus Borba da Silva, e de Encantado, Luciano Sandri.

Camila Cabrera
Jornalista – MTB 16.528

12/07/2014 03:55

Mais um benefício para advocacia: CAA/RS firma convênio para desconto em estacionamento na Capital