Lamachia e Bertoluci reúnem-se com presidentes de subseções para tratar de PJe e de interiorização
10/03/2015 11:00
Participaram do encontro, desta segunda-feira (10), os dirigentes da OAB Santa Cruz do Sul, Estrela, Lajeado, Camaquã, Cachoeirinha, Nonoai, Bento Gonçalves, Sapiranga, São Jerônimo e São Leopoldo.
As subseções de Santa Cruz do Sul, Estrela, Lajeado, Camaquã, Cachoeirinha, Nonoai, Bento Gonçalves, Sapiranga, São Jerônimo e São Leopoldo reuniram-se, na tarde desta segunda-feira (10), com o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, e o vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia.
Entre os temas abordados, estava o avanço do processo judicial eletrônico. O diretor-tesoureiro da CAA/RS, André Sonntag, enfatizou a aquisição de uma estrutura com 1.100 m², em frente ao novo Foro Cível da Capital, que, entre outros serviços, abrigará o Centro Integrado de Inclusão Digital. “O projeto vai oferecer aos advogados, inclusive do Interior do Estado, total acesso às tecnologias computacionais, com foco na inclusão digital e na realização de capacitação para o processo eletrônico”, afirmou.
Bertoluci mencionou a agenda de treinamentos do PJe-JT que a Ordem gaúcha vem realizando desde 2013, percorrendo todas as subseções, e que, nos dias 05 e 06, esteve em Pelotas, Camaquã e São Lourenço do Sul. O presidente da OAB/RS também enfatizou as permanentes intervenções da entidade junto ao CNJ, no sentido de inserir as necessidades da advocacia. “Estamos atuando em todas as frentes possíveis para impedir que as prerrogativas dos advogados sejam atingidas na exclusão digital dos advogados nesse cenário”, disse.
Lamachia, que também é coordenador do Fórum Permanente de Discussão do Processo Judicial Eletrônico do CFOAB, reafirmou que não se pode aceitar que o cidadão seja prejudicado, perante o judiciário, por problemas estruturais, como a péssima qualidade dos serviços de comunicação. “Enquanto tivermos internet banda larga de péssima qualidade nas pequenas cidades, seguiremos tendo problemas sérios em relação ao processo eletrônico que não podem ser ignorados”, alertou.
Os dirigentes trataram ainda do calendário dos Encontros Regionalizados do Sistema OAB, que visam aprofundar os temas pertinentes às subseções, levando toda a gama de serviços da OAB/RS, CAA/RS, ESA, OABPrev e COOABCred. Além disso, fizeram parte da pauta as audiências públicas sobre a estrutura e as condições do Judiciário Estadual. As primeiras reuniões serão realizadas, nesta sexta-feira (13), em Encruzilhada do Sul e Santa Maria.
Participaram do encontro o secretário-geral da OAB/RS, Ricardo Breier; o diretor-tesoureiro, Luiz Henrique Cabanellos Schuh; os presidentes das subseções de Santa Cruz do Sul, Ezequiel Vetoretti; de Estrela, Daniel Horn; de Lajeado, César Adriano Antoniazzi; de Camaquã, Carlos Henrique Dias Brasil; de Cachoeirinha, Jeferson Rogerio Lazzarotto; de Nonoai, Jairo José Reck; de Bento Gonçalves, Felipe Possamai; de Sapiranga, Jose Antonio Ramos Fernande; de São Jerônimo, Marilene Barbosa de Carvalho; e de São Leopoldo, Márcia Schwantes, além do vice-presidente, Franciel Munaro, do secretário-geral adjunto, Renê Engroff, e da tesoureira, Rita Maria Geremia Pavon.
Camila Cabrera
Jornalista – MTB 16.528
Rodney Silva
Jornalista – MTB 14.759
10/03/2015 11:00