Home / Noticias / 28.03.2022 16:49

Lamachia é eleito presidente do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do RS

28/03/2022 16:49

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, assumiu o cargo de presidente do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul na manhã da segunda-feira (28), durante reunião ocorrida na sede da Ordem gaúcha. Eleito por aclamação, Lamachia é o terceiro dirigente da OAB/RS a estar à frente da associação, antecedido pelos ex-presidentes Claudio Lamachia e Ricardo Breier em suas respectivas gestões.

O Fórum representa cerca de um milhão de profissionais no estado, sendo composto por 26 conselhos, uma associação, duas ordens (de advogados e de músicos). A missão da entidade é a de defender os interesses da sociedade, defender as prerrogativas dos profissionais, pugnar pela boa aplicação das leis, da Justiça social e do desenvolvimento integrado do estado e do País.

Os diretores e representantes presentes na reunião justificaram a escolha da OAB/RS ao reconheceram o trabalho e a competência da Ordem frente à defesa das pautas de interesse dos profissionais que integram o Fórum. Na ocasião, Lamachia recordou as questões que vêm sendo enfrentadas pela advocacia gaúcha e firmou o compromisso de avançar com os pleitos através de uma gestão amparada no diálogo e na participação de todos.

“Eu fico honrado por acreditarem que a Ordem pode continuar na presidência do Fórum pelos próximos dois anos. Deixo aqui o meu compromisso com uma gestão participativa, em regime de copresidência. O Fórum representa milhares de profissionais e eu agradeço pelo respaldo e confiança no nome da instituição OAB/RS para seguir com os trabalhos. Acredito que, por meio de uma gestão conjunta, todos conseguiremos crescer e avançar nas pautas necessárias às classes representadas”, afirmou Lamachia.

O ex-presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, deixou a presidência do Fórum com votos de agradecimento e relembrou as dificuldades enfrentadas durante a pandemia. “A pandemia fortaleceu a representatividade das classes. Nesse período, os profissionais viram em seus conselhos a voz, a força e o amparo que precisavam naquele momento. Me despeço deste cargo agradecendo a todos que estiveram envolvidos e participaram ativamente dos trabalhos da gestão”, disse Breier.

Presenças

Participaram da reunião: o vice-presidente do CRT/RS, Luiz Antonio Castro; a 2ª vice-presidente do CRECI/RS, Iara Nigon; a presidente do CRBio, Clarice Luz; o vice-presidente do CRQ/RS, Estevão Segalla; o vice-presidente do CORECON/RS, Aristóteles da Rosa Galvão; presidente do CONRE4, Gabriel Lopes; presidente do CRMV/RS, Maura Moreira; presidente do CRA/RS, Cláudia Pereira Abreu; a vice-presidente da ARI, Jurema Josefa; a presidente do CRESS/RS, Elisa Scherer Benedetto; a presidente do COREN/RS, Rosangela Gomes Schneider; além de demais representantes, conselheiros e assessores das instituições vinculadas ao Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do RS.

28/03/2022 16:49

Nota Técnica – pedido de uniformização de jurisprudência TRF4