Home / Noticias / 13.04.2022 19:18

Lamachia empossa diretoria da subseção de Canoas

13/04/2022 19:18

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, participou na terça-feira (12) da solenidade de posse da subseção de Canoas, na Região Metropolitana. Na ocasião, a advogada Ana Maria Mattielo foi reconduzida ao cargo de presidente para o triênio 2022-2024. Além dela, tomaram posse o vice-presidente, Jaime Valverdu; o secretário-geral, Tiago Oliveira de Castilhos; o secretário-geral adjunto, Dênis dos Santos Schmidt; e a tesoureira, Raquel Gazzoni Tondo.

Confira mais fotos no Flickr da OAB/RS.

Ao iniciar seu discurso, Lamachia lembrou da aproximação que a Ordem gaúcha vem realizando com todas as subseções do estado. “Estamos enfrentando uma crise. Contudo, essa crise não é culpa da advocacia e tampouco da pandemia. Esse momento difícil que estamos vivendo se deve, infelizmente, a uma prestação jurisdicional insuficiente em nosso estado”, disse Lamachia, citando, entre outros pontos, a falta de juízes e de servidores em diversas comarcas do RS.

Na sequência, o presidente da Ordem gaúcha comentou sobre os 90 anos da OAB/RS. “O sentimento que toma conta nesta data tão importante é o orgulho, tanto da nossa instituição quanto de toda a advocacia gaúcha. Fomos nós, advogados e advogadas do RS, que revolucionamos a advocacia nacional e entregamos as maiores conquistas legislativas de 2007 para cá”, lembrou. Entre essas conquistas, Lamachia citou as férias dos advogados, a contagem dos prazos em dias úteis e o Simples Nacional, além da criminalização ao desrespeito às prerrogativas e o fim da compensação da verba honorária.

“Oportunidade para colocar em prática novos projetos”, diz Ana Mattielo

Para a presidente reeleita da subseção, o novo mandato representa uma oportunidade para colocar em prática novos projetos. “Tivemos anos difíceis a partir do início da pandemia. Portanto, agora o grande objetivo será trabalhar em cima dos tópicos que tínhamos planejado ainda na gestão passada e que não foram possíveis de serem executados”, lembrou. Sobre a aproximação da OAB/RS com as subseções, Ana Maria Mattielo disse que a presença do presidente da Ordem gaúcha é muito importante para a advocacia local. “É uma honra tê-lo em nossa cidade, com sua liderança característica. Ao assumir a OAB/RS, o presidente Leonardo está enfrentando os desafios com muita determinação”, disse.

A vice-presidente da Ordem gaúcha e ex-presidente da subseção de Canoas, Neusa Bastos, salientou a felicidade em estar de volta à subseção. “É gratificante estar aqui, onde iniciei o exercício da advocacia. Foi em Canoas, também, onde tive a honra de ser presidente. Portanto, só tenho a agradecer a todos os advogados e advogadas da região pelo apoio que sempre recebi”, comentou. Durante a solenidade, a vice-presidente da Ordem gaúcha foi homenageada pelos serviços prestados à subseção.

Já o presidente da CAA/RS, Pedro Alfonsin, comentou sobre a inauguração do Clube da Advocacia, realizada na última segunda-feira (11), dia em que a Ordem gaúcha completou 90 anos. “Agora, a advocacia do RS tem um local com ótima infraestrutura para confraternizar com seus amigos familiares”, salientou.

Presenças

Também participaram da cerimônia de posse o secretário-geral e a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Gustavo Juchem e Karina Contiero, respectivamente; o tesoureiro da CAA/RS, Matheus Ayres Torres; os conselheiros estaduais Josias dos Santos, Fabiane Xavier, Carmelinda Mazzardo e Dorival Ipê; o presidente, o vice-presidente, a secretaria geral-adjunta e o ouvidor da subseção de São Leopoldo, Renê Engroff, Arthur Orlando Dias Filho, Jucemara Toffoli e Cláudio Garcez, respectivamente; o presidente da subseção de Triunfo, Rhodi Leandro Costa; a presidente da subseção de Cachoeirinha, Flávia Maria Casotti; a presidente da subseção de Sapucaia do Sul, Keilly Amorim; o desembargador e ex-presidente da subseção de Canoas, Gelson Stocker; a desembargadora Tânia Regina Silva Reckziegel, do TRT4; e o juiz do Fórum Estadual de Canoas, Sandro Antônio da Silva; entre outras autoridades.

13/04/2022 19:18

OAB/RS participará do evento "Por dentro do 19º Prêmio Innovare"

13.04.2022

Karina Contiero participa da solenidade de posse da Defensoria Pública do Estado