Home / Noticias / 05.06.2023 09:31

Lamachia participa do encontro com a jovem advocacia da região da Serra em Caxias do Sul

05/06/2023 09:31

Em mais um roteiro de viagens, com intuito de estar cada vez mais próximo da advocacia do interior, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, participou do encontro da jovem advocacia, na sede da OAB Caxias do Sul, nesta quinta-feira (1°). O encontro contou com diversos colegas para abordar as principais ações da Ordem gaúcha, além de ouvir as demandas e os pleitos dos jovens advogados e advogadas.

“Quero reforçar o que tenho dito nas viagens pelo estado: tenho muito orgulho do trabalho realizado pela CJA e suas Comissões nas subseções, e de nossa jovem advocacia. Por isso, a nossa gestão vem lançando ações como o Programa Primeiros Passos, que visa dar suporte aos profissionais que estão no início da carreira”, destacou Lamachia.

Ao se dirigir aos colegas de Caxias do Sul, Lamachia ressaltou o trabalho que tem sido desenvolvido em prol da advocacia do interior: “Hoje, a advocacia gaúcha precisa mais do que nunca da Ordem ao seu lado. Temos enfrentado diversos e sérios problemas, mas já estamos conseguindo mudar essa realidade. Contem com o nosso integral apoio”, disse ao citar programas como o PODE - Programa Orientado ao Desenvolvimento das Estruturas, que tem o objetivo de melhorar, modernizar e ampliar os espaços da Ordem no estado, e o POS - Programa de Otimização das Subseções, que irá disponibilizar ferramentas para ampliar a receita e diminuir as despesas das subseções.

A presidente da subseção de Caxias do Sul, Ana Carla Hendler Gava Furlan, agradeceu a presença do presidente e ressaltou o trabalho realizado pela diretoria da Ordem em prol da advocacia do estado. “Quero reconhecer todo o esforço e dedicação que o presidente Lamachia, juntamente com a diretoria da OAB, vem realizando. Sabemos as dificuldades que a nossa profissão tem, e essa aproximação e cuidado que recebemos do presidente é fundamental para construirmos um futuro melhor para o Direito”, disse.

A presidente da CJA, Bruna Razera, reforçou o apoio da atual diretoria da Ordem gaúcha aos projetos da comissão. “Temos um presidente e uma diretoria que inspiram os jovens advogados. Ideias importantes estão sendo colocadas em prática, como as Jornadas da Jovem Advocacia que realizamos em parceria com subseções do interior, em encontros que contaram com a presença de nosso presidente. Com o mesmo espírito, lançamos o Programa de Primeiros Passos, pensado, justamente, para cuidar dos nossos colegas”, sublinhou ela.

Tarde de palestras em Caxias do Sul

Na parte da tarde, Lamachia participou, também, do II Simpósio da Comissão de Responsabilidade Civil, promovido pela Comissão Especial de Responsabilidade Civil (CERC), na sede da subseção de Caxias do Sul. O intuito do evento foi promover a interiorização da Ordem gaúcha, com a realização de painéis alinhados com pautas da comunidade jurídica local e, ao mesmo tempo, com palestrantes expoentes em suas respectivas áreas.

Na oportunidade, o dirigente realizou a abertura do evento e destacou o importante trabalho que a CERC tem realizado, juntamente com as comissões da OAB/RS. “A responsabilidade civil está presente em todas as áreas do Direito. Parabenizo a CERC por promover um evento com um tema tão relevante para a nossa profissão a fim de oportunizar esse debate de interesse para a sociedade como um todo”, disse.

O presidente da CERC, Eduardo Lemos Barbosa, explicou sobre a ampla escolha de abordagens: “É um ramo muito presente na sociedade, mas ao mesmo tempo não faz parte do dia a dia da vida dos advogados, embora a responsabilidade civil seja o segundo assunto mais demandado nas áreas cível e trabalhista, que são as que mais concentram esses processos”, afirmou.

Presenças

Também estiveram no encontro o vice-presidente da OAB Caxias do Sul, Mauricio Graziotin; o secretário-geral, Giovanni Tomasi; a secretária-geral adjunta, Patricia Montemezzo; o tesoureiro, Flavio Henrique Miranda Zanettini; o diretor de e-books e da revista eletrônica da ESA/RS, Alexandre Petry; a diretoria de atividades culturais da ESA/RS, Eliane Chalmes; o diretor de cursos não presenciais da ESA/RS, Jair Pereira Coitinho;  os conselheiros estaduais Daniel Barreto e Silvio Corrêa da Silva; o presidente da subseção de Pinheiro Machado, Fernando de Medeiros Dias; o presidente da subseção de Piratini, Fernando da Silva Goulart; a presidente da subseção de Santa Maria, Juliane Korb; a coordenadora da CJA da OAB Caxias do Sul, Fernanda Ballardin; a vice-coordenadora da CJA da OAB Caxias do Sul, Giulia Pradella Cavalheiro; a coordenadora de interiorização da CJA da OAB Caxias do Sul, Aiala Premaor; a coordenadora da CJA de Bento Gonçalves, Nemora Dallagnol; o coordenador da CJA de Farroupilha, Bruno Couto; a coordenadora da Comissão de Direito Sistêmico da OAB Caxias do Sul, Kely Gasparin; o desembargador do TRF4, Gilberto Souza dos Santos; a desembargadora eleitoral do TRE/RS, Patrícia Oliveira; o juiz do trabalho da 6º Vara do Trabalho de Caxias do Sul, Marcelo Silva Porto; o procurador federal da Advocacia-Geral da União, Arodi de Lima Gomes; o procurador da Fazenda Nacional, Thiago Batista da Costa; a procuradora de Caxias do Sul, Ana Cláudia Doleys Schittler; entre outras entidades.

05/06/2023 09:31

Eleições complementares: subseção de Santa Vitória do Palmar tem nova diretoria eleita

02.06.2023

Reforma Política será tema de evento da CERP