Home / Noticias / 05.10.2010 22:07

Lamachia recebe diretoria da subseção de Venâncio Aires

05/10/2010 22:07

Foto: Liziane Lima - OAB/RS
Prefeitura pretende doar um terreno à OAB local, ao lado do Foro da Comarca.

O presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, recebeu na tarde desta terça-feira (05), a subseção de Venâncio Aires, na sede da entidade. Estavam presentes o presidente da OAB local, Jose Felipe Silva Spies; a secretária-geral adjunta, Úrsula Rüdiger Lunardi; o tesoureiro, Mário Fernando Villanova Lopes; e os conselheiros subseccionais, Elenita Maria Busnello e Kátia Beatriz Rocha Diedrich.

Além de assuntos relativos à subseção, os dirigentes trataram sobre o interesse da Prefeitura de Venâncio Aires em doar um terreno à OAB local, ao lado do Foro da Comarca. “Estamos com a administração municipal do nosso lado, e este terreno está em uma localização privilegiada, que facilitaria o acesso tanto dos advogados da subseção como os de fora. Ressalto, ainda, que já existem outras instituições interessadas na área oferecida”, declarou Spies.

O dirigente da Ordem gaúcha foi favorável à proposta e destacou que a OAB não deve perder a oportunidade de receber esta doação tão significativa para a classe local. “Apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pela seccional, a subseção não deve perder esta oportunidade. A OAB local deve aceitar a área, e, assim, buscarmos meios financeiros para uma futura construção de sede, o que no momento não é viável”, afirmou.

Lamachia também explicou que, por deliberação do Colégio de Presidentes de Subseções da OAB/RS, não será possível iniciar, neste ano, a construção do prédio, pois os recursos financeiros devem ser concentrados nas estruturas já em processo de conclusão.

O presidente da Ordem gaúcha ainda lembrou que todos os investimentos estão suspensos, pois a OAB é ré em duas ações judiciais de grande vulto, que somam aproximadamente R$ 8 milhões. A primeira delas trata-se de uma quebra de contrato, em 1986, com a empresa que fornecia o serviço de notas de expediente para os advogados. A segunda é de natureza trabalhista, protocolada em 2001 pelo sindicato dos funcionários da entidade, que tiveram seus direitos subtraídos de forma unilateral. A fase de execução das duas ações ocorreu somente em 2010, não podendo ser incluída anteriormente no planejamento orçamentário.

Outras questões discutidas foi a forte atuação do Tribunal de Ética de Disciplina da OAB/RS e apoio ao pleito pela criação de Postos da Justiça Federal e da Justiça Trabalhista e pela instalação de uma agência do Banrisul no Foro local.

05/10/2010 22:07

Presidente da OAB/RS recebe advogados trabalhistas para tratar de prerrogativas

05.10.2010

OAB/RS conquista implantação de estacionamento rotativo na Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, junto ao Foro Central