Home / Noticias / 08.09.2010 22:44

Lamachia recebe presidente em exercício e diretor da Ajuris

08/09/2010 22:44

Foto: Rodney Silva - OAB/RS
Lamachia esteve reunido, na tarde desta quarta-feira (08), com os juízes Pio Giovani Dresch e Cláudio Martinewski, para tratar da questão da Lei de Responsabilidade Fiscal no âmbito do Judiciário.

Na tarde desta quarta-feira (08), o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, recebeu, na sede da seccional, o presidente em exercício da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), juiz Pio Giovani Dresch, e o coordenador da Central de Conciliação de Precatórios do TJRS e diretor da Ajuris, juiz Cláudio Martinewski. Também estava presente o chefe de gabinete da presidência da Ordem gaúcha, Júlio Cezar Caspani.

Durante o encontro, os magistrados trataram com Lamachia sobre a questão dos impedimentos impostos ao Tribunal pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo eles, o tema está sob análise do Conselho Nacional de Justiça.

O dirigente da OAB/RS manifestou apoio ao pleito do TJRS e declarou que a entidade está empenhada na busca de soluções para a melhoria da prestação jurisdicional no RS. “Encaminhamos ofício ao presidente do CNJ, ministro Cezar Peluso, requerendo alocação imediata de recursos para investimento e a revisão da Lei de Responsabilidade Fiscal no que se refere às restrições que impedem a ampliação do contingente de juízes e servidores de primeira e segunda instância”, afirmou.

Lamachia salientou que é fundamental a participação da sociedade na discussão sobre soluções para o melhor aparelhamento do sistema judicial como forma de atender à crescente demanda processual registrada nos Tribunais. “É notório que a estrutura do Judiciário gaúcho há tempos não tem mais condições de dar conta da demanda processual instalada, que vem crescendo a cada ano”, ressaltou.

Segundo o presidente da OAB/RS, o déficit de juízes e servidores em todo o Estado, por exemplo, está relacionado aos impedimentos da Lei de Responsabilidade Fiscal no âmbito do Judiciário, que é um prestador de serviços à sociedade. “O Tribunal e a Ordem vem noticiando a situação alarmante das comarcas. Precisamos debater com as autoridades e a população meios para solucionarmos essa questão”, destacou.

Campanha de doação de órgãos

Outro ponto discutido na reunião foi a campanha de cadastramento de doadores de medula óssea da Ajuris. Em parceria com a OAB/RS, será realizado, nesta sexta-feira (10), no Foro Central da Capital, o cadastramento de doadores. A equipe do Hemocentro do Estado estará no local das 9h às 12h e das 13h às 16h (podendo se estender até 17h). Com a iniciativa, será possível cadastrar até mil doadores.

A mobilização tem como finalidade buscar um doador de medula para Mariana Cuervo Eidt, filha do magistrado Breno Brasil Cuervo, mas pode beneficiar também outras pessoas que necessitam do mesmo transplante. Existem hoje no País cerca de 1.200 pessoas cuja vida depende da nossa solidariedade.

08/09/2010 22:44

Lamachia recebe diretores da ESA

08.09.2010

Tribunal do Júri é tema da segunda aula do curso de atualização para a Advocacia Criminal