Home / Noticias / 05.10.2018 15:19

Lamachia reitera o papel da OAB para a cidadania em evento do SEPRORGS

05/10/2018 15:19

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, palestrou no evento: “Mesas TI - A OAB e seu papel na democracia e a importância do setor de TI para o Brasil”. Na ocasião, o dirigente abordou a representatividade da sociedade, a Campanha Vote Consciente, a segurança pública no Brasil e a tecnologia na área do direito. A iniciativa ocorreu no Hotel Deville, em Porto Alegre, na manhã desta sexta-feira (05).

Durante a sua fala, Lamachia afirmou que a OAB tem um papel fundamental na sociedade, ainda mais em época de eleição: “O nosso partido é o Brasil, e a nossa ideologia é a Constituição Federal. No próximo domingo, teremos as eleições, e ela é a mais importante desde a nossa redemocratização”, destacou. “O voto não tem preço, ele tem consequência. E essa consequência é a atual situação em que o país se encontra. O Brasil precisa, mais do que nunca, sair do confronto e ir ao encontro, e precisamos cobrar, acima de tudo, que o momento é de responsabilidade de todos nós como eleitores. O poder emana do povo, através de seu voto, esse poder é um dever e devemos observá-lo. Nunca foi tão atual a campanha lançada aqui, no Rio Grande do Sul, a Vote Consciente”, chamou a atenção.

Segundo o presidente nacional da OAB, o Brasil ainda carece de estrutura de internet, principalmente, em municípios mais isolados dos grandes centros: “Sem infraestrutura não podemos evoluir nesse ponto. É inadmissível que 30% dos lares brasileiros não tenham acesso à internet” apontou. Na mesma linha, Lamachia falou que o Brasil passa por uma grande crise no sistema prisional, e que a tecnologia pode auxiliar a melhoria da área: “Só vamos resolver o problema da segurança pública se olharmos para o sistema prisional. O Estado brasileiro perdeu o controle sobre ele. Os presídios viraram escritórios do crime organizado”, disse. “A tecnologia é fundamental para isso, pois falamos muito sobre o combate à violência e à corrupção, mas pouco sobre a área de tecnologia”, concluiu.

No evento, o presidente do SEPRORGS, Diogo Rossato, destacou o papel que a tecnologia da informação tem atualmente: “Estamos vivendo uma época em que grande parte da população tem acesso à informação pelo meio digital. A tecnologia promoveu um grande impacto, seja no nosso trabalho ou nas nossas relações”, contou. Vemos muitas FakeNews, ainda mais, em tempos de eleições. No próximo domingo, quando ocorrerão as eleições, poderemos ter uma noção de qual foi o impacto delas nos últimos dias”, finalizou.

Estiveram presentes no evento: o conselheiro federal e ex-presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci; o vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; os conselheiros seccionais, Josias dos Santos; Leonardo Lamachia; e Maria de Fátima Zachia Paludo; a diretoria do SEPRORGS; Entidades de classe e profissionais da área de TI.

05/10/2018 15:19

Sancionada Lei que reafirma a isenção de custas da advocacia no pagamento da execução de honorários e que também regulamenta advocacia dativa

05.10.2018

Novos estagiários são credenciados em Prestação de Compromisso na OAB/RS