Home / Noticias / 28.12.2012 11:11

Mensagem da Diretoria da OAB/RS

28/12/2012 11:11

Aos advogados gaúchos,

Passados seis anos de muito trabalho, concluímos a honrosa missão de conduzir a OAB/RS. Com orgulho, encerramos a gestão iniciada em janeiro de 2007 e referendada em novembro de 2009, com o sentimento de dever cumprido e a certeza da união da classe em todo o Estado. As realizações destes seis anos – em que a OAB foi protagonista dos grandes debates da sociedade e atuou fortemente em defesa da advocacia – foram resultado do trabalho voluntário e dedicado de cada advogado, subseção, conselheiro e membro de comissão.

Neste período frente à OAB/RS, apresentamos diversos projetos de lei de interesse da advocacia, como das férias forenses e contra a compensação de honorários. Por meio do diálogo, desde 2007, asseguramos junto aos Tribunais gaúchos um período mínimo de descanso aos colegas. E neste ano, avançamos ainda mais com a conquista de 32 dias de férias. No Interior, fomos ao encontro dos profissionais, estando presente em todas as 106 subseções, levando os serviços da Caixa de Assistência dos Advogados e da Escola Superior da Advocacia e construindo mais de 20 sedes de OABs. Nos Foros, ouvimos as demandas dos colegas e garantimos exclusividade de atendimento pela manhã. Um almejado sonho da classe também foi alcançado, quando compramos e quitamos, ainda na primeira gestão, a sede própria da OAB/RS. De forma transparente, prestamos contas aos advogados, pagamos uma dívida histórica e saneamos a entidade, com o que podemos afirmar que chegamos ao final deste ano com um balanço positivo e recursos em caixa.

No campo institucional, atuamos como nunca em defesa da cidadania, resgatando o papel estatutário de nossa OAB, colocando-a no lugar de destaque do qual não deveria ter saído. Lideramos movimentos contra o caos do sistema prisional representando a sociedade gaúcha em causas como o Agora Chega!, Saúde Rio Grande!, cumprindo o papel histórico da Ordem dos Advogados do Brasil.

Lutamos muito em diversas frentes, mas ainda temos muito que concretizar nos próximos anos. Continuar valorizando a advocacia, fortalecendo as prerrogativas e fazendo respeitar os honorários advocatícios serão metas norteadoras da gestão que se avizinha. O apoio, a dedicação e o trabalho de cada advogado do Estado seguirão sendo fundamentais para uma Ordem cada vez mais forte e unida, causa que guiou cada dia de nossa atuação nesses seis anos.

Foram anos de incontáveis momentos de aprendizado, emoção, convívio fraterno e demonstrações de que podemos, sim, lutar por aquilo que acreditamos e, com a união da classe, concretizar sonhos em prol do bem comum.

Um próspero ano-novo, repleto de muita saúde, felicidade e paz para os advogados gaúchos e seus familiares. São os votos da Diretoria da OAB/RS, Conselho Pleno, Caixa de Assistência dos Advogados, Escola Superior da Advocacia, Tribunal de Ética e Disciplina e Comissões da OAB/RS.

28/12/2012 11:11

NOTA DE FALECIMENTO

28.12.2012

OAB/RS conquista regulamentação da carga de autos nos JECs