Mês do Advogado: palestrantes debatem a aplicação do novo CPC no processo civil do trabalho
21/08/2015 17:24
A palestra faz parte da programação de mais um dia de comemorações alusivas ao Mês do Advogado, na noite de quinta-feira (20), na seccional.
O Novo Código de Processo Civil no Trabalho foi o tema da palestra, promovida pela OAB/RS e Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas, em mais um dia de comemorações alusivas ao Mês do Advogado, na noite de quinta-feira (20), na seccional. O evento reuniu profissionais que acompanharam as palestras dos advogados José Predassani e Paulo Leal. Os trabalhos foram coordenados pela secretária-geral adjunta Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira. “Agetra é nossa grande parceira em diversas atividades da casa, e hoje, também apoia esse evento importante, que trata do novo CPC no Direito do Trabalho”, afirmou.
Predassani convidou o público a refletir sobre até que ponto o novo CPC se aplica no processo do trabalho. “A alteração ou ônus de prova poderá ser uma das dificuldades encontradas pelos advogados”, explicou. “Quem tem mais capacidade deve provar. Isso vai competir ao despacho do juiz”, lembrou. “Por isso a necessidade de debatermos o assunto, para juntos identificarmos e estudarmos a compatibilização com o novo CPC”, disse.
Já Leal, prosseguiu que no âmbito da jurisdição comum, há dificuldades na jurisdição trabalhista. “Não tenho dúvida que para o exercício da advocacia, o ideal seria que os órgãos da justiça do trabalho pudessem estabelecer e consolidar súmulas provisórias a respeito da aplicação do noco CPC e em que medida é aplicável”, finalizou.
Presenças
Também estavam presentes no evento: o presidente da Agetra, Denis Eiloft; a diretora Cultural da Agetra, Luciane Toss; o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados, conselheiro seccional Eduardo Zaffari; o membro da Comissão do Jovem Advogado (CEJA), Rafael Karan; e a conselheira seccional Viviane Potrich.
Caroline Tatsch
Jornalista
21/08/2015 17:24