Home / Noticias / 28.07.2023 11:47

Mulher advogada: regiões do Planalto e Vales recebem as últimas edições do Encontro Regional da CMA

Após os eventos itinerantes, Porto Alegre receberá a VIII Conferência da Mulher Advogada para discutir as pautas apresentadas pela advocacia feminina do interior.

28/07/2023 11:47

Ao longo dos últimos meses, a Comissão da Mulher Advogada (CMA) da OAB/RS esteve em todas as regiões do estado para promover a valorização, a escuta e o diálogo no que se refere às demandas das advogadas gaúchas. Nesse contexto, nos dias 25 e 26 de julho ocorreram as últimas edições do Encontro Regional da CMA, dessa vez sediados em Passo Fundo e em Santa Cruz do Sul. Os eventos reuniram as diretorias das subseções, conselheiros, bem como membros e presidentes das CMAs dos municípios contemplados pelas regiões Planalto e Vales.

O presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, participou de ambos os encontros e acentuou o compromisso da instituição com as pautas da mulher advogada. “Nós compreendemos a importância de comemorar datas como o dia 8 de março. Mas, neste ano, fomos além da celebração e construímos uma ação concreta que, efetivamente, agrega ao cotidiano das advogadas gaúchas. Lançamos o PAMA – Programa de Apoio à Mulher Advogada, uma iniciativa inédita estruturada para que possamos avançar na luta pela igualdade, pelo respeito e em defesa das advogadas gaúchas”, ressaltou.

O PAMA reúne projetos práticos voltados à promoção da igualdade de gênero e à valorização da mulher advogada. A partir do Programa, pretende-se ampliar as ações promovidas ao longo do ano, acrescentando atividades que passam a ter caráter definitivo no cronograma institucional. “Esse foi o quinto programa estruturante criado nesta gestão. A partir dele criamos a Sala de Acolhimento Pérola, a Ouvidoria da Mulher Advogada, bem como a vice-presidência da CDAP para assuntos relacionados à pauta. Ou seja: um amplo trabalho que honra o nosso compromisso com as colegas do estado”, afirmou Lamachia.

Para a presidente da CMA da OAB/RS, Márcia Schwantes, a motivação para a realização dos encontros regionais foi ouvir as demandas das advogadas e propor soluções para as questões enfrentadas. “Entender a realidade das colegas do interior é de extrema importância para avançarmos. Nossas idas e vindas pelo estado trouxeram o amadurecimento e conhecimento necessários para construirmos melhores dias para as advogadas gaúchas. O próximo passo será a VIII Conferência da Mulher Advogada, no dia 7 de agosto, quando  colocaremos em pauta os pleitos reunidos até aqui”, salientou a dirigente da CMA.

Interiorização

O presidente da OAB Passo Fundo, Flávio Benvegnu Junior, trouxe um balanço do Encontro realizado na subseção. “Com muita alegria e satisfação sediamos a vinda da CMA para a nossa região. Esse evento teve várias missões: desde questões relacionadas à área administrativa até o enfrentamento das dificuldades apresentadas pelas colegas advogadas. Foi um diálogo importante no sentido de buscarmos soluções para que possamos, todos juntos, construir melhorias para as advogadas em seu exercício profissional e no âmbito da Ordem”, disse.

De acordo com a presidente da subseção de Santa Cruz do Sul, Manuela Braga, a interiorização da CMA é uma pauta necessária “para que as demandas das advogadas do interior sejam ouvidas, para que as presidentes de CMA do interior possam ter conhecimento do trabalho da Comissão, em especial do PAMA, e possam difundir nas suas subseções para as demais advogadas.”

Clique abaixo e confira detalhes do Encontros anteriores:

Região Costa Doce e Centro

Região Serra

Região Litoral

Região Missões

Região Fronteira

Presenças

Também estiveram presentes nos eventos a vice-presidente da CMA, Maximilia de Paula; a vice-presidente da CMA, responsável pelo interior, Ana Maria Brongar de Castro; as diretoras da CAARS: Paula Grill (vice-presidente), Morgana Bordignon (secretária-geral); e Alessandra Glufke (secretária-geral adjunta); a presidente da subseção de Getúlio Vargas, Juliane Lang Piazzeta; a vice-presidente da CDAP para assuntos da mulher advogada, Nara Piccinini; a ex-presidente da OAB Carazinho, Sandra Zimmer; a conselheira estadual e ex-presidente da subseção de Santa Cruz do Sul, Rosimere Hoffmeister; além das diretorias das CMAs dos municípios das regiões.

28/07/2023 11:47

“Onde houver uma prerrogativa desrespeitada, a Ordem Gaúcha estará ao lado desse colega”, acentua Lamachia durante o II Colégio Estadual de Presidentes da CDAP

28.07.2023

Lajeado e Canoas são as próximas subseções a receber a Caravana da Prestação Jurisdicional